domingo, 15 de junho de 2014

Justificativas para a desonestidade

Ouvimos várias dessas frases durante nossa vida sobre justificativa de desonestidade:

"Todo mundo faz isso."
"Vou tirar minha vantagem... Cada um cuida do seu lado."
"Vou fazer escondido... Não tem como descobrirem."
"Vai saber se não fazem o mesmo comigo também... Então vou fazer!"
"Roubo para não ser roubado pelo governo (ou pela empresa em que trabalho)."
"Já fizeram isso comigo, então vou fazer também (essa é uma das piores, uma pessoa vai prejudicar outra que não tem nada a ver com as frustrações e traições passadas que ela sofreu)."
"Quando quis ser correto, me dei mal. Então chega de ser bonzinho. (Ou seja, muitas vezes a pessoa cansou de agir errado e acha que logo de cara tudo tem que dar certo, que ela não pode sofrer mais nada... Fácil, não???)"

Enquanto as pessoas pensarem assim, cometendo erros como justificativa dos erros alheios (tanto na área pessoal como na profissional), vão perder a oportunidade de fazer do mundo um lugar melhor para se viver. O Brasil vai continuar tendo corrupção. As pessoas continuarão sendo traídas umas pelas outras. E muito, muito mais...

A mudança para melhor tem que começar dentro de cada um de nós. Não deixe de fazer sua parte. A lei da ação e reação é inevitável, mais cedo ou mais tarde ela dá "o ar da graça". Não desista de ter bom caráter e honestidade, mesmo que você tenha que ser assim sozinho. FAÇA SUA PARTE.

E não se esqueça: "O que vem fácil, vai fácil." (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!