Todo mundo já teve a experiência de ter tido, ou ter visto alguém ter, a famosa "sorte de principiante". Aquilo que acontece quando a pessoa está fazendo algo pela primeira vez e dá certinho, com resultado perfeito!
Pode ser um jogo. Pode ser a tentativa de fazer uma receita de cozinha, de uma peça de artesanato, e tantos exemplos mais. Muita gente com tanta experiência em determinada coisa pode não conseguir um resultado tão grandioso quanto o do principiante. Por quê???
Pode ser uma sorte 'por acaso'? Pode, claro. Mas o que podemos analisar também é que, quando estamos fazendo algo pela primeira vez, colocamos nossas melhores energias na "empreitada", independente de qual seja. Prestamos atenção em todos os detalhes, caprichamos na execução, olhamos ao redor, consultamos pessoas mais experientes quando é o caso, pesquisamos antes de fazer, e muito mais. E por isso o resultado é tão satisfatório, pelo simples fato de termos nos preocupado com tudo isso!
Quando já somos experientes em algo, tendemos a "relaxar", a "ligar o piloto automático", a "ficar menos apaixonado por aquilo que já não é mais novidade", etc... E numa dessa, o resultado passa a ser de acordo com a energia empregada.
Portanto, seria de grande valia se fizéssemos qualquer coisa como se fosse a primeira vez. Concorda? ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!