terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Porque recomendo a leitura

Quando criança, eu me lembro que eu gostava de brincar, mas acima de tudo, eu gostava de ler. Até antes de aprender, eu já conhecia as letras, e um dos passatempos preferidos que eu tinha aos 4, 5 anos era abrir livros (os maiores que eu encontrava) e ficar soletrando em voz alta, porque as letras eu já conhecia.

Aprendi rápido a ler. Eu realmente gostava, ganhava e "devorava" vários livros infantis, gibis, etc... E com isso, tinha facilidade para escrever, para fazer redações, etc... E trouxe esse hábito até à idade adulta. Lia ao menos 6 livros por ano.

Até que há 10 anos atrás resolvi entrar para a faculdade. Trabalhando o dia inteiro, estudando à noite, e tendo que arrumar preciosos minutos do dia para dar conta de estudar para provas, fazer trabalhos etc... Não tinha tempo mais para ler os livros que eu tanto gostava. Perdi o hábito.

Quando terminei a faculdade, meu ritmo de vida já era outro. O trabalho exigia bastante de mim, fazia vááárias horas extras... E com isso, não consegui retomar o hábito de ler. Lia muito pouco, apenas quando realmente dava e quando era uma leitura que muito me interessava.

Pouco tempo depois, percebi que comecei a ter dificuldades para redigir emails. Isso é péssimo para quem trabalha no computador o dia inteiro. Faltavam as palavras, sobravam dúvidas sobre como me expressar, eu muitas vezes não conseguia formular uma frase. E sempre fui muito exigente com uma boa escrita, sempre reparei em erros, etc... Quando fui me perguntar por que isso podia estar acontecendo, cheguei à conclusão: Só podia ser pela falta de leitura.

Mas infelizmente minha rotina estava sempre "tomada", durante a semana e ao final dela também... E nada de leitura!

Em 2014, acabei ingressando numa nova atividade. E nesta eu percebi que só iria me desenvolver lendo livros recomendados no assunto. E voltei a ler. Do jeito que dava: Um pouco à noite, em filas, em esperas, às vezes aos finais de semana. E, com isso... Reparei que em 2014 acabei lendo aproximadamente 7 livros! ;-)

E adivinhem o que aconteceu??? Voltei a conseguir escrever com mais desenvoltura e com bem menos dificuldade...

Tem muita gente que sequer se dá conta disso. Tem muita gente que nem imagina que pode começar a gostar de ler. Há quem diga que existem leituras "fracas" e "ruins". Eu discordo. Existem assuntos que podem não interessar muita gente, isso sim. Leitura boa é aquela que a pessoa gosta, não importa se não for uma leitura "recomendada pelos críticos". Leia, mesmo que sejam aqueles livros alvos de preconceitos. Ao menos você vai melhorar sua escrita e sua fala...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!