quarta-feira, 11 de março de 2015

"Só sofrendo se aprende..."

O sofrimento traz aprendizado? Sem dúvida!

Mas percebo que há pessoas que acabaram levando a filosofia do "sofrer e aprender" tão a sério que simplesmente acabam num verdadeiro "culto ao sofrimento". Teoricamente ninguém gosta de sofrer, mas vejo gente que na prática cultiva isso!

Aos olhos de alguns, é "nobre" e "bonito" sofrer... Parece trazer uma "grandeza de alma", a pessoa se sente "nobre e realizada" por sofrer com resignação. Parece que quem não sofre e é feliz "não vai merecer o céu".

Lógico que sofrer é inevitável em algum momento. Muitas vezes será impossível evitá-lo ou impedi-lo. Claro que tiraremos preciosas lições dele. Mas... Precisa cultuar o sofrimento?

Há quem faça questão de sofrer e de se auto flagelar porque toma como referência alguns mártires que sofreram... Mas isso pode não passar de uma simples projeção. Na ânsia de se sentir melhor como pessoa, ou de alcançar a paz, prestígio moral ou bondade de um modelo, a pessoa até inconscientemente opta por viver parte do que ela viveu para se sentir mais "igual" a ela. E isso pode ser vivenciado através de um sofrimento com resignação. Pode parecer loucura, pode ser estranho... Mas isso acontece. E muito!

Infelizmente, várias religiões pregam isso também... Que o sofrimento engrandece. Ou ainda, pode até ser que os templos ensinem simplesmente que o sofrimento traz aprendizado sem exatamente "cultuá-lo", mas as pessoas não entendem e levam "ao pé da letra". 

Há também aqueles que racionalmente não querem sofrer, mas emocionalmente, sem ter consciência disso, não se sentem dignos de ter alegria de viver, se culpam, não se amam... E acabam tendo pensamentos e atitudes destrutivas, e sofrem muito mais do que o necessário. Não deixa de ser um culto ao sofrimento também.

Sofrendo TAMBÉM se aprende. Mas não é só assim! Lembrem-se também que estamos na chamada Nova Era. Já está mais do que na hora de aprendermos pela observação, pela fé, pelo amor... Não apenas pela dor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!