segunda-feira, 30 de março de 2015

Aprenda a falar quando se sente magoado(a)!

Chega um dia em que alguém que você estima fala ou faz algo que te desagrada. Aquilo te dói, mas você resolve se calar para evitar uma briga, para não magoar a outra pessoa, ou porque realmente tem dificuldade de se expor, ou porque sabe que a outra pessoa é geniosa e não vai aceitar, ou para não correr o risco de sofrer rejeição (aí pode até ter raízes profundas como baixa auto estima por exemplo)... Seja qual for o motivo, prefere guardar para você.

Quando você resolve tomar essa posição, quem acaba magoado é você mesmo. Especialmente quando você realmente foi ferido(a), sabe que não se trata de simples diferença de opinião, mas de ofensa mesmo - e das 'duras', especialmente quando você sabe que foi ofendido(a) injustamente. E fica lá, "curtindo a fossa", a mágoa, e dói. E como dói, não é mesmo?

Se você tem esse jeito de ser, há algo que você precisa saber: Muitas vezes dói mais o seu próprio silêncio, o sentimento de mágoa, do que a ofensa em si! Pode até ser que se você falar para seu ofensor como se sente, independente dele concordar ou não, pare de doer, pelo simples fato de você ter "colocado pra fora". E às vezes você pode se surpreender. Talvez você tenha tanto medo de se expor, mas quando o faz, a pessoa pode reagir de uma maneira totalmente surpreendente, e de maneira positiva. Pense também que a outra pessoa pode nem imaginar que te ofendeu, ou até esqueceu do que fez para você porque para ela foi algo até insignificante. 

E se realmente você toma coragem, resolve falar e ainda "toma uma invertida" da outra pessoa? É disso que você tem medo? Então vá lá e enfrente. É uma excelente oportunidade de você perceber como a outra pessoa é realmente, de descobrir se ela realmente merece sua consideração e o carinho que você tem por ela. 

Dê a chance da outra pessoa saber que você é um ser humano normal, que se ofende de vez em quando, você não está aqui para ser "perfeito"! E dê-se a chance de saber como é a outra pessoa. Temos que ser amados por aquilo que somos, não por aquilo que queremos transparecer que somos, bem como, temos que amar as pessoas como elas são - e falar claramente sobre aquilo que nos desapontou é uma excelente oportunidade para isso.

Lembre-se também que pode ser muito menos trabalhoso falar logo aquilo que te incomodou do que deixar virar uma "bola de neve", até um dia em que a mágoa guardada vire uma doença como uma gastrite, ou ainda, faça você "despejar" a mágoa de uma vez de tanto acumular por tanto tempo dentro de você... E acaba fazendo isso num momento "nada a ver", numa ocasião totalmente imprópria.

Mas claro, a regra é básica: O que "pesa" mais não vai ser O QUE você fala, mas sim, COMO você fala... Mostre ao ofensor o seu desapontamento da mesmíssima maneira como você gostaria que ele fizesse o mesmo: Com calma, respeito e consideração, sem agressão verbal, ironias ou "afins".

Nunca é tarde para você aprender a se posicionar, portanto, vá em frente. ;-)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!