sábado, 11 de abril de 2015

Você sabe o que é "sentir falta de problemas"?

É estranho para muita gente... Mas acontece. 

Há quem não aguente mais determinada situação, que não vê a hora de se livrar de um problema, de encontrar uma saída, de sentir paz, de ver tudo resolvido. Que pode ter passado meses ou até anos tão mergulhado em problemas que, quando resolve... Sente que algo está faltando. Talvez essa sensação seja até maior do que o alívio da resolução, ou ainda, substitua a alegria que deveria ser sentida!

Por que isso acontece? De onde pode ter vindo?

Se é uma sensação momentânea, e que depois dá lugar à paz e à serenidade, tudo bem, pode ser até natural. Se não... A pessoa não é "louca", e muito menos ela quer ter problemas, ela mesma não entende porque tem essa sensação. Eu vejo duas possibilidades:

-Há quem tenha ficado tanto tempo "submerso" numa situação que de repente "perde o rumo", fica sem saber o que fazer quando o problema acaba. Isso é típico de quem, por exemplo, passa anos cuidando de uma pessoa enferma, não sai do lado dela. E quando o enfermo "parte para o outro lado", essa pessoa se sente perdida. Mas a vida é sábia, sempre irá trazer novas razões para essa pessoa viver se ela deixar e não se sabotar. Neste exemplo citado, essa pessoa pode sentir , inconscientemente até, algo do tipo "como vou buscar alegria e ser feliz se meu pai/minha mãe/meu marido morreu? Não tenho direito...", porque muitos de nós somos criados para lidar com a morte de uma maneira negativa e mórbida, sendo que ela muitas vezes é uma libertação especialmente para quem partiu. Mas, enfim. Este é apenas um exemplo entre tantos, e o importante é se dar conta de que o problema acabou e nossa vida continua, e é preciso encontrar uma nova razão para continuarmos vivendo. Acredito que enquanto estamos vivos, temos algo a fazer pela vida que é sábia e irá nos tirar daqui quando tivermos cumprido nossa missão.

-Mas há também uma outra situação ainda mais complexa, mais difícil de ser percebida, e infelizmente muito mais comum do que se pensa. Há pessoas que quando dão um passo à frente, quando se libertam de algo desagradável, se dão conta de que o problema acabou e 'estranham'. Ficam se perguntando se o problema se resolveu mesmo. Ficam olhando à volta para ver se realmente não há nada para se preocuparem, e quando percebem que o problema realmente acabou... Sentem-se desconfortáveis. E não é pelo hábito do problema ou pela falta de rumo dali pra frente, mas porque elas simplesmente não se sentem merecedoras de paz e alegria em suas vidas. No plano racional, pode até ser que elas se vejam como pessoas de valor, mas no plano inconsciente, no plano dos sentimentos, da vivência dentro delas mesmas, isso não acontece. E sem saberem, o inconsciente delas diz coisas do tipo: "Eu, feliz? Imagine, não sou bom(a) o suficiente para isso". "Não mereço ser feliz." "Não sou digno de paz e alegria porque cometi um erro horrível no passado."

E vivenciando tão negativamente, sem perceberem... Acabam se sabotando. Afastam boas oportunidades, atraem situações desagradáveis. A maioria delas além de não se darem conta disso, carregam culpas e traumas do passado que geram toda uma falta de amor a si mesmas e a sensação de "não merecimento". Elas podem:

-Terem vivido uma situação desagradável enquanto ainda eram um bebê em formação ou na infância da qual nem se lembram. 

-Silenciar para si mesmas e fazerem questão de não pensarem em situações das quais se arrependeram. 

-Terem passado por algo que o inconsciente faz com que determinada situação seja esquecida ou de importância minimizada como estratégia de proteção, e a pessoa tem a falsa sensação de que aquilo não foi importante ou não "marcou".

Seja como for. A vida traz problemas, sim, mas quando traz paz... Vamos aproveitar, vamos concentrar nossas energias nisso, tal como fazemos diante de problemas!

 Se você tem essa sensação de que "falta alguma coisa" quando um problema se resolve ou quando a paz se instala... Procure perceber "de onde vem".  e... Aprenda a desfrutar dessa paz e fase tranquila da qual você sem dúvida é merecedor(a)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!