segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pare de julgar quem não tem ou não quer ter filhos...

Hoje em dia nem tanto, mas até há alguns anos atrás as pessoas que não tinham filhos eram facilmente julgadas. Quem afirmava não querer tê-los, então... Eram quase marginalizadas com frases do tipo:

"Uma mulher que não quer filhos será castigada por Deus."
"A vida sem filhos fica vazia."
"A melhor coisa da vida é ter bebês e vê-los crescer."

E ainda hoje, infelizmente, ainda se fala muito nisso. Não tenho a menor dúvida de que a maternidade e a paternidade devem ser umas das experiências mais gratificantes na vida de alguém, apesar do trabalho e responsabilidade para a vida toda. E apesar dos problemas que todos os pais e mães enfrentam, desde a simples preocupação com a educação, com a dificuldade de criar filhos num mundo tão cheio de problemas como temos enfrentado... Realmente não deve existir amor maior no mundo do que aquele que se sente por um filho.

Agora, ter ou não ter filhos é uma escolha de cada um... Ou não! Há quem não planeje e a criança vem (e parece que em alguns casos realmente foi feito de tudo para evitar a concepção), há quem tente a vida toda e não consiga.

Vejamos uns dos julgamentos mais comuns... E uma análise mais 'fria' em alguns!

"Você está passando da idade...." / "Vocês já estão há muito tempo casados, está na hora de ter um bebê..."
Em primeiro lugar, a máxima: Cada um sabe de si, e cada um é dono do seu próprio caminho. Cada um sabe "onde o próprio calo aperta". E quem fala isso já parou para pensar que de repente a pessoa não se sente preparada para a maternidade ou paternidade, ou ainda pode enfrentar a impossibilidade física, por exemplo, de ter filhos e não comenta isso com ninguém(e se for isso, imagine o quanto ela deve se machucar cada vez que ouve dessas frases "clássicas")


É muito egoísmo não querer ter filhos...
...como se fosse a coisa mais fácil de se planejar e de se ter. E eu, sinceramente, não acho um ato de egoísmo quem opta por não ser mãe ou pai porque tem medo de criar uma criança num mundo onde a vida não tem sido das mais fáceis.

E quanta gente acaba tendo filhos porque acha "que está ficando velho(a)", porque "tem medo da solidão", ou pela simples tradição da obrigação de ter filhos depois de um tempo. E, nesses casos, eu pergunto... Quem é que está sendo egoísta mesmo? :-)


Ah... Não é possível que seu(s) coração(ões) não amoleça(m) ao pensar num bebezinho ou numa criancinha fofa que você(s) geraria(m)!
Óbvio que crianças e bebês são realmente lindas e fofas, e a maioria é adorável, mas aí eu convido quem "levanta essa bandeira" para refletir no seguinte: E se não nascessem bebês ou crianças, e já viessem direto filhos adolescentes? Creio que se assim fosse, muita gente não teria filhos... O que prova que as pessoas são mais iludidas do que conscientes sobre a maternidade ou paternidade!


Quem vai te acompanhar ou cuidar de você quando você estiver idoso(a)?
Ou seja... Há quem pense na prole como meio de "previdência privada". Essa é uma daquelas que considero uma das maiores faltas de bom senso no assunto. Quem pensa assim não se dá conta de que, se a opção é não ter filhos, pode ficar muito mais barato investir todos os recursos financeiros que seriam usados para a criança (educação, alimentação, saúde, vestuário...) e garantir o próprio futuro sem estar desamparado.

E se você visitar um asilo, por exemplo, vai se surpreender com a quantidade de idosos(as) que estão abandonados pelos filhos e netos. Não é garantia que os filhos serão companhia e amparo na velhice, infelizmente.


Mas filhos são seres que Deus confia a nós...
Para quem tem fé, isto realmente pode ter todo o sentido. Porém esse mesmo Deus que confia Seus filhos que precisam nascer aos filhos d'Ele que já estão aqui, também concedeu o livre-arbítrio a todos eles. Então, cada um sabe de si.

E mais: Há pessoas que nasceram para ser pai ou mãe, outras vêm com outro tipo de missão. E independente de qualquer coisa, mesmo que a vida de todos já seja traçada antes do nascimento, creio que haja total flexibilidade - espontânea ou forçada - para que a vida mude.

Outra coisa na qual as pessoas que pensam apenas emocionalmente na questão não se dão conta: É possível escolher ter filhos, porém é impossível escolher os filhos que chegarão!
Não estou aqui para apoiar quem quer ou não quer ter filhos. Entendo que essa é uma questão pessoal e opção de cada um. E só.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!