quarta-feira, 13 de março de 2019

O interesse por tragédias

Como 2019 mal começou e já será lembrado por tantas tragédias... Essa postagem creio que venha a calhar.

Em geral, as pessoas têm um interesse exagerado quando acontece algo que gera comoção geral. Logo querem saber o que houve, para já entrar, ver detalhes, fotos, sair espalhando detalhes, etc... 

Mas aí eu me pergunto? Para quê??? E logo vêm as justificativas:

"Para saber o que está acontecendo... (E o que vai mudar na sua vida?)"

"Para me manter informado... (Não é melhor você perder tempo querendo saber do seu time, de economia, de política, de comportamento?)"

"Ah, porque eu fico curioso(a)... (Em saber da desgraça alheia?)"

E a imprensa, principalmente a sensacionalista, simplesmente "deita e rola", porque esse tipo de coisa, infelizmente, dá audiência, vende jornais, revistas, e muito!

Outro dia ouvi o programa de um metafísico que disse algo muito interessante: Quando se sabe de uma tragédia, ao entrar na notícia para pegar mais detalhes, as pessoas ficam tristes, dependendo do caso revoltadas... Às vezes ficam tão arrasadas como se tivesse acontecido com elas ou com alguém próximo. Por empatia, por compreensão da dor, por solidariedade, mas... Isso ajuda? NÃO! Para quem acredita que o pensamento se propaga, que as energias se espalham e se atraem, pense: Onde houve a tragédia, já fica uma energia para lá de pesada, extremamente densa. Se chegar mais energia de tristeza, de dor, de revolta... Tudo vai ficar ainda pior para aquelas pessoas. A melhor maneira de ser solidário na dor é VIBRAR POSITIVAMENTE. VIBRAR AMOR, COMPAIXÃO, ORAR SE VOCÊ TIVER ALGUMA CRENÇA... Quando souber do ocorrido, não olhe fotos, não pegue detalhes... Será tão comentado que você vai ficar sabendo.

"Ah, você fala isso porque não é com você..." Olha, gente, nossa vida traz tantas surpresas que é melhor deixar para sentir tristeza quando realmente acontecer com você, ou próximo a você. Ou você acha "um pecado" não se deixar abater por essas coisas? Isso não é falta de solidariedade, é sensatez. Se a pessoa não pode fazer absolutamente nada, para que se deixar abater? 

Ficar postando detalhes de tragédias não ajuda ninguém, apenas a fortalecer a "nuvem de desespero" sobre o assunto. 

Quer postar algo sobre um ocorrido triste? Poste uma maneira de ajudar. De locais para receber donativos. Números de contas bancárias de organizações de auxílio. De locais que recebem voluntários para auxiliar. Uma oração, que seja... E só vá atrás de detalhes se você realmente precisar deles para ajudar.

E, principalmente: Vença a tentação de ficar espalhando fotos, principalmente de pessoas mortas ou acidentadas. Pense no direito de discrição. Pense nas pessoas. Pense nas famílias delas.  Isso é falta de respeito e invasão de intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!