Não é segredo para ninguém que a nossa sociedade tem uma alta tendência consumista, e desenfreada em grande parte. E quantos de nós pensamos que não só nós, mas todos, deveríamos gastar menos e doar mais.
Claro que existem várias instituições sérias, pessoas, animais...Precisando de ajuda e doações sempre são bem vindas nesses casos. E creio que sim, se cada pessoa se propusesse a separar R$ 10,00 mensais para uma instituição... Imagine quantas pessoas ou animais seriam ajudados.
E não precisa ir tão longe ou ajudar somente instituições onde mal sabemos para onde ou para quem vai nossa doação. Pode ser que ajudar no tratamento dentário de uma criança que você conhece e que seja carente, ajudar com um saco de ração para aquele posto de gasolina que adotou um cão, já seja uma ótima maneira de fazer sua parte!
Mas indiretamente o consumo também ajuda, e muito! Imagine a quantidade de empregos que uma indústria gera, bem como toda a cadeia produtiva, a logística, a distribuição, o comércio... Se as pessoas pararem de comprar, teremos muito mais desempregados, especialmente na população de baixa renda que tanto precisa.
Não estou estimulando ninguém a sair comprando e esbanjando, até porque essa ideia não deve ser usada como desculpa para "enfiar o pé na jaca", até a ponto de se endividar. Deve haver um equilíbrio. Mas dos 100% que você compraria como consumo (especialmente supérfluo), talvez seja uma boa ideia usar 90% desse valor e destinar os 10% restantes para uma ação beneficente. Ah, e muito importante também: Lembre-se de separar sempre uma quantia para criar uma reservazinha financeira! ;-)
Portanto... Não se sinta tão culpado(a) no seu consumo, nem fique culpando aqueles que consomem (há quem seja meio radical até...). O consumo, quando é bem consciente, traz benefícios para você e para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!