domingo, 26 de outubro de 2014

Eleições para presidência do Brasil 2014: A mais emocionante de todos os tempos.

Queridas pessoas,

Independente de termos ficado satisfeitos ou insatisfeitos com o resultado da eleição para presidente do Brasil, há um ponto interessante a ser observado.

Pelo menos no círculo em que vivo... Nunca se falou tanto no assunto como em outras eleições. Nunca vi tamanha expectativa para ver um debate, nem tantos eleitores que assistiram (lembro-me que pouquíssimas pessoas assistiam debates nas eleições anteriores). Há quem diga que "política não se discute", mas quanto se discutiu sobre isso! E mais interessante ainda é ver todos dando opiniões sinceras do que acham a respeito, mesmo que pareçam absurdas aos olhos dos demais.

Até quem diz não gostar/se interessar por política acabou se envolvendo, se interessando, discutindo...

Talvez no momento seja imperceptível... Mas isso tudo pode ser uma centelhinha do início de uma maior consciência política. Certamente o acesso as informações com a internet e com as redes sociais ajudou bastante. Mas tudo caminha muito devagar, pode ser que vejamos algum resultado na população dentro de uns anos. Muita gente vai dizer que não  acredita nisso, que o povo é iludido, desinformado... Mas será aos poucos. Não se muda a consciência política de uma nação em meses ou em poucos anos.

Não dá pra dizer que "venceu a maioria", porque a maioria foi mínima! Foi uma disputa concorridíssima, com pouquíssima diferença entre ambos os candidatos... E uma enorme quantidade de brancos/nulos/abstenções, que não deixam de ser uma forma de manifesto também. 

Para quem votou na Dilma Roussef... Daqui pra frente, acompanhe cada passo que o governo vai dar. Você teve o direito de elegê-la, agora entenda-se no dever de acompanhar e verificar se de fato ela estará fazendo jus à vitória e ao seu voto.

Para quem votou no Aécio Neves, ok, ele perdeu. Mas não "perdeu feio", um grande sinal de que uma enorme parcela da população pensou diferente, afinal, foi uma disputa praticamente "voto a voto". O melhor que se tem a fazer daqui pra frente é também acompanhar o governo e continuar exercendo o direito de expressão.  

Se todos os eleitores da oposição se unirem para acompanharem e cobrarem melhores resultados nos 4 anos seguintes, estarão tomando uma atitude muito mais digna e coerente do que ter se manifestado apenas num primeiro ou segundo turno!

Seja como for... Daqui pra frente, todos nós podemos e devemos fazer nossa parte como cidadãos. Para termos saído às ruas em 2013, ou termos participado das eleições, foi gasto um mínimo de tempo nosso comparando o tempo que tivemos entre um ano e outro, onde poderíamos ter feito muito mais. Convenhamos, por mais que o resultado das eleições tenha sido desagradável aos olhos de tanta gente... Dá para ver que parte do povo anda muito mais bem informada.

"Não adianta, esse país não tem jeito, o povo é desinformado." Você que é brasileiro, você que vai continuar morando aqui (a grande maioria)... Mantenha-se informado e faça sua parte. Se não se conforma com a atitude de um povo em sua maioria alienado, seja a diferença, nem que você a use em seu favor e ao favor daqueles que vivem à sua volta.

O povo é formado por milhões de indivíduos. Exatamente, INDIVÍDUOS, únicos, com opinião própria, e que agem como melhor acham ser. 

Aí, te pergunto: Que tipo de indivíduo você deseja ser?

Sempre ouvimos que "temos que ser políticos" para viver bem em sociedade. Mas diante do assunto política... É necessário às vezes não ser nada político, para quem sabe, fazer alguma diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!