Há uns dias atrás conheci uma garota com quem me identifiquei muito.Vamos chamá-la de Lara. Achei interessante a história dela, e principalmente a forma de pensar e agir em algumas coisas, semelhantes a algumas minhas.
Lara conheceu o ex namorado através de amigos em comum, um grupo grande, que certa vez resolveu fazer um churrasco e apareceram algumas pessoas novas que gente da turma levou. Ali se conheceram e o Olavo logo se interessou por ela, que em princípio não queria nada mas uns dias depois ela resolveu dar uma chance. O romance começou, e ela acabou se apaixonando perdidamente. Mas em poucos dias as diferenças começaram a aparecer. E apesar de se gostarem, não conseguiam se dar bem. Lara tentava salvar o relacionamento porque de fato estava apaixonada, mas Olavo resolveu desistir, seis meses depois. Normal, ninguém é obrigado a ficar com quem não quer e alguém tem que tomar a iniciativa, e ter a coragem de pôr um fim numa relação que não está dando certo.
Ela resolveu "sumir do mapa". Nas redes sociais, apesar de não excluí-lo, resolveu cancelar qualquer recebimento de informações dele ou da família para não saber de mais nada (e jura que nunca mais entrou na página de ninguém nem para dar uma espiadinha). Apagou o número do telefone dele no dela só para não ver a foto no whatsapp.
Dois dias depois... Olavo começou a comentar publicações dela nas redes sociais (inclusive de comentários nas páginas de amigos dela que não eram em comum nessas redes), "curtir", enfim. Coisas que ele não costumava fazer nem enquanto namoravam. Lara não respondia de volta, nem comentava nada nas publicações da página dele(lógico, porque ela nem estava vendo). Aí ele resolveu puxar papo mandando mensagens até sem sentido por whatsapp, ou por chats, etc. Bem no estilo "caça assunto". Chegou ao cúmulo de mandar uma mensagem assim: "Oi Lara, lembra daquele filme que você não via a hora de chegar no Brasil? Então,vai ser lançado nos cinemas na semana que vem. Não vá perder, hein?" Detalhe que era um filme que ambos queriam ver juntos. Lara simplesmente não respondeu. Claro que o rapaz queria caçar assunto porque obviamente ela já estava sabendo bem antes da suposta gentileza dele.
Vendo que Lara não respondia, começou a apelar. Postava indiretas para ela, comentava na página dele provocações às publicações dela, e devia estar"crente" que ela lia tudo (Para quem quiser ler, tenho uma postagem exclusivamente sobre isso em http://venhaereflita.blogspot.com/2014/06/redes-sociais-maneira-mais-pratica-de.html ). Lara acabou sabendo de tudo isso através de um casal amigo em comum com ele, e mais: Olavo dizia que Lara "estava era querendo esnobá-lo", "onde já se viu namorar 6 meses e depois nem querer papo", "devia estar tomando essas atitudes para ele se arrepender e voltar correndo para ela", "ficava postando um monte de fotos em baladas para mostrar pra ele que ela estava bem", etc... Lara estranhou esses comentários, até porque ele sempre soube que ela não costumava manter contato com nenhum ex.
E ela ficou muito, muito triste com essa má interpretação do Olavo. Ah, se ele soubesse qual o real motivo que levou Lara a sumir...
Isso tudo já tem mais de um ano, mas até hoje Olavo de vez em quando se faz ser lembrado por Lara, do mesmo jeito: De vez em quando caçando assunto, de vez em quando fazendo comentários...
________________________________________________________________________
Analisando a situação de Lara, não é muito comum encontrar pessoas que optam pela atitude "radical" de cortar qualquer vínculo com um(a) ex.
Há quem seja a favor de manter uma amizade devido ao carinho e consideração que ficou, e por toda a intimidade que o casal teve. Há quem seja totalmente contra, justamente porque acham impossível ter uma convivência "normal" ou uma simples amizade onde já houve tanta intimidade. Quem está errado? Quem está certo? Ninguém. Trata-se apenas de maneiras diferentes de encarar um término de relacionamento.
"Mas quem quer sumir de vez é porque ficou 'mal resolvido' ", alguns dizem. Pode ser. Assim como têm pessoas que acham que mal resolvido fica quando as pessoas terminaram e têm necessidade de continuarem se falando (Viram como há pontos de vista diferentes?).
Mas, enfim. Falando exclusivamente das atitudes do Olavo tentando chamar a atenção. Ele sabia o quanto ela gostava dele quando terminaram e que deveria estar sofrendo. Ele sabia que ela não apreciava manter contato com ex namorados. Perguntei para Lara qual ela achava então que podia ser o motivo que fazia Olavo insistir na "caça de assuntos". Ela respondeu simplesmente não saber...
Talvez Olavo sentisse falta de toda a dedicação dela, que apareceu na vida dele num momento muito difícil (Ele estava desempregado havia uns meses e estava com a mãe muito doente, e ela deu muito apoio a ele e à família). Talvez ele quisesse apenas mostrar que apesar do término, gostava dela como pessoa e tinha consideração por ela. Ou,talvez... Os motivos mais imaturos,como:
1) De certa forma, ainda queria que Lara continuasse "levantando o ego dele" e tinha que chamar a atenção dela,já que ela nunca mais entrou em contato com ele, nenhuma vez sequer (nem para desejar a ele "feliz aniversário"). E ele deve ter estranhado a falta de atenção dela, já que ela era tão dedicada e atenciosa durante o relacionamento. Talvez ele não esperasse um total sumiço dela, tão contraditório às atitudes que ela tinha antes com ele...
2) "Marcação de território". Não queria mais nada com ela, mas chamar a atenção dela podia fazer com que ela não se interessasse por mais ninguém além dele. O famoso "Não quero comigo, mas também não quero que ela tenha outra pessoa..." Claro, provavelmente de maneira inconsciente.
Perguntei a ela se tudo isso não podia ser uma tentativa de reaproximação da parte dele, quem sabe até para voltarem. E ela respondeu: "Se ele quer isso, então que aja como homem , não como moleque, e venha falar comigo, indo direto ao assunto. Do jeito que ele está fazendo, comigo não vai funcionar..."
Perguntei também se o fato dele ter mandado a mensagem sobre o filme lançado, não teria sido uma indireta para ela chamá-lo para ir com ele. E ela disse: "Então que ele tivesse sido claro a respeito. Já pensou se eu convido e ele diz 'não'? Vou me sentir ainda pior..."
E por que Lara se incomodou tanto, especialmente no começo, com essas "aparições" de Olavo? Simples... Porque ele "mexia" com ela. Ela sofria a cada contato dele. Ter uma palavra dele, porém escrita, sem o som da voz... Ver a imagem dele, mas numa foto, e não pessoalmente... Era muito sofrimento. E por isso ela tinha se afastado. Simplesmente para se preservar! Sem um mínimo de intenção de "fazer jogo" ou ser notada, muito menos, de "doce vingança"... Mas ele não conseguia, ou simplesmente não queria, entender isso... Ela dizia sentir o coração quase rasgar o peito a cada vez que vinha uma mensagem dele no telefone... Ou cada vez que via o nome/foto dele na sua página nas redes sociais quando ele postava algo para ela... Nem todo mundo consegue ser indiferente ou ficar "ileso" a isso!
Talvez esse exemplo de Lara mostre que ficar falando com o(a) ex com quem terminamos faça mais mal do que bem para a pessoa. Alguns de nós podemos achar que não faz mal nenhum falar com ele(a) de vez em quando, saber como está, etc... E que faria até bem para que a pessoa não se sinta desprezada e saiba que temos consideração por ela. Mas para pessoas como Lara... Isso causa um sofrimento e tanto. Fora quando a pessoa com quem terminamos fica nutrindo esperanças em relação a nós, "já que ele(a) continua querendo falar comigo"...
Faça um bem pela pessoa: Já que você quis ficar livre dela... Mantenha-a livre de você também. Pense que em geral quem foi "terminado" acaba sofrendo mais, primeiro porque provavelmente ele(a) não queria isso, e depois porque o fato de ter sido rejeitado(a) também aumenta a dor, coloque-se no lugar dele(a)!!! (Leia mais sobre rejeição em http://venhaereflita.blogspot.com/2014/06/doei-me-tanto-nao-me-conformo-de-ter.html ). A não ser que vocês realmente precisem se falar, caso trabalhem juntos, precisam fazer um acordo de bens, ou tenham filhos. Existem situações onde de fato não tem como evitar o contato, mesmo que temporariamente. No mais, só fale com o(a) ex se ele(a) entrar em contato com você, porque nesse caso, ele(a) merece nossa consideração...
Se você teve a escolha de terminar com a pessoa e ela respeitou isso, então respeite a escolha dela de não querer mais contato com você...
Pois é. Relações são em geral bem complicadas. Quando começam, enquanto duram... E depois que acabam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!