Todos nós sabemos que os sentimentos dos bichinhos são limitados, e que acima de tudo eles agem por instinto.
Existem teorias também que afirmam que os animais têm espíritos como nós, muito mais atrasados, porém que eles também evoluem. Se isso for verdade (Veja bem, "se". Certamente muita gente não acredita nisso e não tenho a menor pretensão de fazer alguém acreditar)... Nós, que os domesticamos, temos uma grande responsabilidade. Por quê?
Muito simples. Um animalzinho bem tratado, que se sente seguro, protegido e amado... À medida que vai se desenvolvendo, devolve ao mundo a referência que recebeu de afeto. Bem como, aqueles que são tratados com violência, descaso... Acabam se tornando animais mais agressivos e amedrontados, e pelo próprio medo acabam atacando até quem não faria mal algum a eles. Isso acontece porque são puros, com sentimentos limitados, e não conseguem ter o discernimento de que há mais ambientes além do mundinho amoroso ou violento onde vivem.
Então vamos supor que a tal da teoria da evolução do animal seja correta. A partir do momento em que um animal é tratado de determinada maneira, é a referência que ele vai ter do mundo, especialmente de nós, humanos. E se realmente ele for evoluindo, uma hora o espírito dele passa a ter liberdade de escolha, bem como, o livre arbítrio. Então será muito mais fácil para ele e para todos os demais seres que vierem a interagir com ele ao longo da vida, se ele for uma referência de amor e carinho que ele irá demonstrar. O livre arbítrio dele será influenciado pelo amor, bem como, o livre arbítrio do animal que foi mal tratado será influenciado pela violência ou desprezo que viveu.
Portanto... Se a Vida nos confia animais aos nossos cuidados, ou se escolhemos tê-los... Podemos ter participação, ainda que ínfima, perante um futuro melhor para o planeta onde vivemos. Já parou para pensar nisso?
E muitas vezes até por uma afeição imensa que temos por nossos eles, cometemos erros. Por exemplo, ficamos "morrendo de pena" quando eles querem comer algum alimento nosso que faz mal a eles e acabamos dando "só um pouquinho". Também por "morrermos de pena" acabamos cedendo em muito mais coisas... O que pode significar para esse suposto espírito que ele sempre pode ter tudo o que ele quer, tornando-se um espírito "mimado".
Acho que a humanidade já evoluiu muito a partir do momento em que começou a mostrar uma preocupação e mais atenção aos animais, hoje em geral eles são muito mais bem tratados e existem várias instituições que lutam pela causa deles... E sou totalmente a favor de dar todo o conforto e amor possível a eles, garantir um abrigo perfeito e alimentação, mas também, querer "humanizá-los" como vejo as pessoas fazendo hoje em dia... Também não é nada saudável para eles. Todos já tivemos e temos que ter limites de superiores, então também temos que saber impor limites a eles. Não impor limites a quem depende de nós pode resultar num ser não só "mimado", mas também vaidoso, desrespeitoso... E que não saiba lidar com frustrações, porque mais cedo ou mais tarde a vida nos traz situações desagradáveis.
Vejo também proprietários que, alegando "brincar" com seus bichinhos, às vezes os expõem a situações desconfortáveis, às vezes até humilhantes para eles. Por exemplo, querem mostrar às visitas o quanto o bichinho gosta de passear e então pegam a coleira, e o bichinho fica lá, todo feliz achando que vai passear e as visitas achando lindo. E de repente o dono guarda, o bichinho fica com aquela "cara de paisagem", frustrado, e talvez até constrangido por ter sido feito de bobinho... Ou também vemos aqueles proprietários fazendo brincadeiras que o bichinho não gosta, onde ele se irrita, e todo mundo ri porque é engraçado vê-lo ficar irritado. Claro, ninguém que ama seu bichinho vai fazer isso por mal, mas todos sabemos o quanto é desagradável quando agem conosco de uma maneira que não gostamos... Então, por que fazer o bichinho se sentir assim? Continuamos fazendo isso porque, além de muitas vezes ser engraçado mesmo, ele não sabe reclamar, não pode falar o que sente a respeito... E pensando um pouco mais "profundo", podemos teorizar que, para um espírito em evolução, isso pode fazer com que ele aja com desrespeito com os outros no futuro, porque recebeu isso no passado.
Se tal teoria for verdadeira, podemos ter o privilégio de ajudar na evolução de um filho da Vida... Então, que tal começar a pensar melhor no tratamento que damos a eles?
Mas, mesmo que tal teoria não seja verdadeira... Os animaizinhos também sentem fome, frio, dor, medo... Logo, merecem todo o nosso respeito e consideração e vale a pena tratá-los assim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!