Não estou falando das pessoas centralizadoras. Algumas pessoas simplesmente não se sentem seguras em confiar no trabalho alheio, e este seria um assunto à parte. Aqui o foco é falar sobre pessoas que se recusam a transmitir seus conhecimentos.
A insegurança ou determinação em não fazê-lo acontece por um motivo aparentemente óbvio: Passar informação ou delegar um procedimento importante pode significar perda de poder, ou até do cargo, especialmente se a outra pessoa tiver potencial.
Mas o que esses profissionais não percebem é que, ao passar o conhecimento ou uma atividade, eles terão, além de aliados, mais tempo para realizar e otimizar outras atividades, supervisionar diminuindo o número de erros nos processos, ou quem sabe podendo até criar mais, desenvolver outros métodos... Multiplicando otimização e também o conhecimento - consequentemente, podendo ter maior destaque na empresa!
Esses líderes e funcionários preferem que a empresa vire um "caos" na ausência deles, para que a empresa veja "o quanto são importantes", ou preferem o caos a passar conhecimento. Mas numa ausência forçada eles podem ter sérios problemas a resolver depois, sem contar os transtornos que a empresa irá enfrentar por não ter mais ninguém que exerça determinada tarefa.
Lógico que todos têm que ter discernimento para quem transmitir coisas importantes. Não adianta quererem passar conhecimentos e atividades para uma pessoa que não mostre interesse (como aquelas que "querem um emprego, não um trabalho"), ou que não esteja madura o suficiente para compreender, ou preparada ainda para exercer determinada tarefa. Ou que, ainda, não seja da confiança deles (e infelizmente nem sempre um bom líder pode desligar funcionários em quem ele não confie).
Pense também que desenvolver talentos também é característica de um bom líder...
Já vi empresas demitirem líderes exatamente por "segurarem informação"...
" Uma vela nada perde quando, com sua chama, acende uma outra que está apagada." (Orison SMarden)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!