Recebi um email pelo blog de uma pessoa dizendo que a empresa em que ela trabalha está contratando novos profissionais, e alguns parecem ser bem qualificados, outros nem tanto. Disse que isto está gerando boatos na empresa e que as pessoas estão com medo. E gostaria de ter dicas sobre como agir a respeito.
Em primeiro lugar achei graça, afinal, não tenho a menor vivência em RH. Agradeci por ser leitor do blog e prometi pensar no assunto. E pensei. :-)
Vamos supor que isso aconteça na empresa em que você está trabalhando. Sentir-se ameaçado é praticamente inevitável.
Se ele está em um cargo acima do seu, você teme que ele possa te demitir.
Se está no mesmo cargo que você, sente que sua promoção pode ser adiada.
Se está abaixo do seu cargo, sente que seu cargo pode estar ameaçado.
Fora os outros medos que aparecem. De 'puxarem o seu tapete', de 'o clima pesar', e outras coisas mais.
Quando entra um profissional assim na sua área, é preciso antes de tudo analisar se realmente ele é qualificado, ou se apenas foi um 'mestre' no marketing pessoal (já vi isso acontecer, e muito). Se é esse o caso, pode demorar um tempo, mas a verdade inevitavelmente aparece. Tenha paciência, às vezes somente a equipe consegue saber quem é a pessoa realmente, e a gerência nem sempre. Porque às vezes um suposto 'profissional' desse tem lábia, e frequentemente leva méritos sobre o trabalho alheio, é bajulador... E pior ainda, quando é do tipo 'cobra', que na frente do gerente é um 'santo' e quando este vira as costas o tal 'profissional' se revela - e nem dá pra reclamar muito com o gerente, a pessoa pode ser tão ardilosa que este sequer acredita que ela o seja e ainda acha que a equipe está sendo injusta e enciumada (Oh, mundo corporativo)... Pode acontecer dessa pessoa realmente prejudicar outras e acontecer demissões injustas. Se é esse o caso, o bom profissional que foi demitido injustamente ao menos terá a chance de entrar numa empresa que seja mais coerente. Afinal, a empresa que desconhece a verdade sobre determinados funcionários talvez não mereça alguns bons profissionais que tem e não sabe reter talentos. Mas o tempo mostra tudo, mais cedo ou mais tarde. Ok, às vezes bem mais tarde, infelizmente.
Agora, vamos supor que de fato o novo profissional tem conhecimento e trabalha bem. Alguns agem com arrogância, sentindo-se superiores aos demais, e nesse caso não tem muito o que fazer. Pode até ser que a gerência perceba isso mas acabe optando por mante-lo mesmo assim porque precisa dele (leia mais sobre isso em http://venhaereflita.blogspot.com/2015/06/sera-que-os-gerentes-nao-veem-os.html)...
E quando entra um bom profissional que é 'gente boa' (ou não tão boa assim, mas que dá para conviver)? Você pode até se sentir ameaçado, mas você já tentou se colocar no lugar dele? Este pode até ser ameaçador para você, mas já parou para pensar nos desafios que isso representa para ele também? Veja alguns:
-Não ser aceito pelos colegas e ter seu 'tapete puxado';
-Não receber informações o suficiente da empresa, especialmente dos colegas, para desenvolver bem seu trabalho (Tem uma postagem que só fala sobre isso em http://venhaereflita.blogspot.com/2015/01/o-lider-ou-funcionario-segura-informacao.html )
-Saber que como as pessoas podem ter medo da ameaça que ele representa, ele vai precisar ser muito cauteloso;
-Saber que se for fechado demais, podem estranhá-lo, e se quiser ser simpático, podem 'desconfiar de tanta simpatia';
-Não conseguir passar o que sabe por ter medo de parecer "ousado" numa nova casa, ou porque não consegue espaço para isso, e seu talento ser desperdiçado.
Acredite, se for uma pessoa coerente, não será fácil para ele também... E quanto maior a empresa, maior a dificuldade para gerir tudo isso.
Mas, enfim. O que as pessoas não entendem é que um profissional desse pode trazer novas idéias, novos conhecimentos inclusive para elas, e que a troca de informações pode enriquecer ambos os lados. Se este profissional for bem acolhido pela equipe, além do clima ficar muito mais agradável, isso pode facilitar o trabalho de todos. O que você aprender com ele você nunca perderá, e poderá até se tornar mais qualificado por causa dele, destacando-se ainda mais nessa ou na próxima empresa na qual for trabalhar. Sem contar que ele pode até te ajudar a crescer na empresa, especialmente se você já estiver "acomodado(a)" no seu cargo, por realmente não conseguir mais expandir a sua visão por estar tão imerso na rotina.
Pode acontecer também de você ficar com o "orgulho ferido" por até então ter "reinado absoluto" talvez, mas pense. Mesmo que isso te incomode, é um convite para você inovar também. E caso não seja o caso, pense também no seguinte: Você sempre será melhor profissional do que alguns, mas também irão surgir profissionais melhores do que você. Faça o melhor que pode sempre, e não esqueça de inovar - o que pode ser auxiliado pelo novo colega.
Faça sua parte. Nada é por acaso. Mesmo que você seja prejudicado depois, sempre ficará uma lição para aprender.
Repito uma frase que já coloquei em outra postagem:
"Uma vela nada perde quando, com sua chama, acende uma outra que está apagada." (Orison SMarden)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!