Eis aí uma das coisas mais difíceis na vida. Ter coragem de pôr um fim numa relação que não traz mais conforto, que não nos deixa felizes, que nos magoa e faz mal.
Lógico que pode ser possível recuperar. Quando ainda existe amor entre ambas as partes, pode valer a pena tentar de novo, desde que ambos o queiram. Agora, e quando não é o caso? Há muitos motivos para tomar coragem e fazer o que deve ser feito. Veja alguns:
1) Ok, você tem pena de terminar um relacionamento ou casamento de 20 anos ou mais.
Mas vamos supor que você tenha mais 40 anos de vida. Por causa dos últimos 20 anos, vai comprometer a felicidade dos próximos 40? E cada minuto de vida é precioso. Mesmo que você tenha alguns meses apenas, vale a pena viver os últimos meses da sua vida mais feliz, não vale?
2) Pode ser que você simplesmente não consiga aceitar que aquela pessoa que você aprendeu a amar já não seja mais a mesma...
Ou talvez nunca tenha sido quem você pensava que fosse, ou pior ainda, que você idealizou (Leia mais em http://venhaereflita.blogspot.com/2014/07/quando-congelamos-uma-pessoa-no-tempo.html). Tem gente que passa a vida inteira tentando mudar o outro, na esperança de que a pessoa mude ou melhore... e isso é uma grande ilusão. Só muda ou só volta a ser quem era antes quem quer.
3) "Mas a minha família gosta tanto dele(a)"...
Não é a sua família que convive com vocês. Ela não vê as coisas que te incomodam no outro, e mesmo que veja... É você que deve definir se consegue conviver ou não.
4) "E os filhos?"
Os filhos, como eu já disse em http://venhaereflita.blogspot.com/2015/01/casa-se-nao-der-certo-separa.html, terão um crescimento mais saudável vendo os pais felizes. No começo pode até ser difícil, mas no médio e longo prazo será muito melhor para eles. É preferível que eles vejam os pais separados há dez anos mas cada um feliz com sua vida, do que vendo os pais nesses mesmos dez anos em desamor. Você acha mesmo que eles não percebem? E outra coisa... Se você não se colocar em primeiro lugar, não vai conseguir fazer o melhor que poderia por eles.
5) "Dá desânimo só de imaginar começar tudo de novo com outra pessoa..."
Claro, logo após o rompimento a última coisa que se tem vontade é encontrar outra pessoa. Mas depois que a cabeça esfria, a coisa muda de figura. E mesmo que não mude... A vida não é um eterno recomeço?
6) "Não quero que ele(a) sofra..."
Isso vai ser inevitável. Para ele(a) e para você também. Sofrer faz parte, e infelizmente ninguém está ileso à sofrimentos.
Pessoal, a gente não faz ideia de tudo o que a vida tem para oferecer. Das voltas que a vida dá. Das surpresas que ela traz... E uma delas pode ser o recomeço desse mesmo relacionamento, porém mais maduro!
Um comentário:
Eu discordo totalmente da separação. Deus criou o casamento para ser "até que a morte os separe". Se um dos dois não morrer, por que separar? As "justificativas" são derrubadas uma a uma, sendo a primeira delas a mais famosa: "acabou o amor". OK, você vende um carro quando acaba a gasolina?
A separação só reflete a falta de sabedoria em gerenciar conflitos.
Postar um comentário
Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!