domingo, 11 de janeiro de 2015

"Não perca tempo..." - O que isso significa?

Todos ouvimos desde crianças que não podemos perder tempo. Porque ele passa depressa, ou porque ele não volta mais.

E muitos de nós interpretamos isso como? Que precisamos "correr"! 

Mas todos sabemos e tantos de nós nos esquecemos disso: Algumas coisas devem acontecer devagar, aos pouquinhos. Na ânsia de não perder tempo, muitas vezes pulamos etapas importantes buscando logo o resultado final e com isso... Este pode sair totalmente diferente daquilo que queríamos!

Ou, ainda... "Colocamos a carroça na frente dos bois" e o tempo necessário para corrigir um erro fica ainda maior do que seria ter sabido esperar para termos mais conhecimento de causa em determinadas situações... E ter acertado, sem precisar corrigir nada, ao invés de ter errado pelo domínio da ansiedade.

É a mesma coisa que tomar medicação. Se um médico pede para você tomar um medicamento, 1 comprimido 3 vezes ao dia, durante 7 dias... Você não pode tomar 21 comprimidos de uma vez. Bem como, não pode tomar 3 comprimidos pela manhã e não tomar mais durante o dia.

Ou pense nas etapas de fabricação de um vinho. Tem o plantio da uva, o cultivo, os cuidados, a colheita, transformar os cachos em suco, colocar para fermentar... E esperar o tempo certo para tomá-lo! O vinho ficará bom se forem colhidas as uvas sem a maturação necessária? Ou será gostoso se você tirá-lo do tonel e experimentá-lo antes do tempo necessário para fermentação? Bom, eu já provei vinho nesse estágio e é horrível (risos).

Não perder tempo é saber otimizá-lo. E otimizar não significa necessariamente correr! Otimizar o tempo é saber a hora de agir, a hora de esperar, a hora de observar e talvez até a hora de parar...

E como saber a hora certa para tudo? Às vezes simplesmente não sabemos. Aí é hora de ouvir o coração, a razão, e usar a sabedoria que adquirimos ao longo da vida.

E caso aconteça de em algum momento perdermos tempo... Numa próxima oportunidade estaremos mais sábios para não deixar que isso ocorra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!