segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pare de julgar os erros que seus pais cometeram!

É muito comum ver filhos se "vangloriando" por não cometerem erros que os pais cometeram, e ainda fazem isso com tom de julgamento, ressaltando a "ignorância", a "má escolha", a "falta de visão". 

O que esses filhos não param para pensar é que, além dos pais serem pessoas como eles que podem cometer esses erros... Se eles (filhos) não estão cometendo ou irão cometer o mesmo erro é porque puderam observar a consequência de uma má escolha. Será que, se esses filhos não tivessem tido o mau exemplo, não poderiam fazer o mesmo, justamente por não terem observado?

Independente do erro que os pais cometeram, seja ele na educação dos  filhos, na vida financeira, no tratamento com familiares... É preciso lembrar que muitos erros que os pais cometem começam quando eles querem acertar e têm como maior intenção beneficiar os filhos.

Conheci uma família, por exemplo, cujo pai estava muito bem empregado e resolveu pedir demissão para ter seu próprio negócio, estando convicto de que não teria chance de dar errado. Mas deu (afinal a vida surpreende), e passaram por muitas privações durante anos. E anos depois, os filhos viviam "jogando isso na cara" do pai, que sempre dizia o quanto se arrependia, mas que quando tentou abrir seu negócio era pensando em dar um futuro melhor aos filhos. Imaginem o desgosto do arrependimento e do julgamento dos filhos!

E esses filhos também devem se lembrar que eles podem não cometer os mesmos erros que os pais cometeram... Mas certamente cometem irão cometer outros, afinal, todos erram, mais cedo ou mais tarde. 

Um pouco de humildade e compreensão com quem nos deu a vida pode fazer muuuuito bem. Para nós e para eles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!