sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Pensamentos positivos... Mas são realistas?

“Tenha bons pensamentos”

Muito se fala em manter bons pensamentos para atrair coisas positivas.

O que entendemos por isso? Ter pensamentos alegres, que nos motivem, certo? Também, sem dúvida. Porém o bom pensamento não é necessariamente aquele que nos agrada, mas sim, aquele que nos equilibra.

Pense em duas pessoas...

1)     A primeira está eufórica, empolgada com algum acontecimento, ou com algo que quer realizar. Pensa nisso o dia inteiro, e fica imaginando que as coisas irão acontecer “do jeitinho que ela quer”, fazendo o famoso “pensamento positivo”. Mas devido a euforia, essa pessoa acaba até se iludindo, agindo totalmente pela emoção, e não aceitando que a vida traga-lhe outra resposta que não seja o “sim” que ela tanto quer. E fica ansiosa, a ponto de atrapalhar outras atividades do dia a dia. Essa pessoa está tendo pensamentos agradáveis, que retratam o que ela tanto deseja, porém ao mesmo tempo a desequilibram e delatam sua imaturidade! E perde a oportunidade de enxergar outras possibilidades e detalhes que podem colaborar para seu crescimento como pessoa!

2)     A segunda está passando por um período difícil e tem a visão de que algo está errado. E apesar de querer que as coisas fossem diferentes, consegue visualizar o que precisa ser mudado, então seus pensamentos são tristes justamente pela realidade estar desfavorável e por saber o que tem a enfrentar. Mesmo que essa pessoa esteja pessimista pela situação, ela a enfrenta e vai à luta, mesmo com toda a tristeza e medo que carrega consigo.

Aí eu pergunto a você: Quem possui mais chance de sair bem sucedida? A primeira com seus pensamentos alegres, ou a segunda apesar da sua tristeza? Claro que a segunda. Após passar o período difícil, lógico que tudo vai se normalizar e ela poderá cultivar sua alegria novamente.

Desejar coisas boas para nós, sentindo-nos merecedores de sermos felizes, é essencial para que possamos trabalhar em prol delas e seguir na direção de algo bom. Porém é preciso fazê-lo dentro da nossa realidade e estar ciente de que a vida sempre vai trazer o melhor para nós, e o melhor nem sempre é necessariamente aquilo que queremos. Isso é ter fé!

Quantas vezes choramos uma perda e depois entendemos que foi para abrir um caminho ainda melhor para nós...

Bons pensamentos são acima de tudo equilibrados e realistas, não necessariamente alegres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!