domingo, 17 de agosto de 2014

Nicecup Café, minha cafeteria preferida... Fechou!

Hoje, após o almoço, resolvi ir ao Nicecup Café, minha cafeteria preferida. Além do café (que chegou a ser eleito o melhor de São Paulo), serviam deliciosos petiscos, sobremesas e até pratos. Tudo de muito bom gosto, e feito com muito capricho.

Era um ambiente que eu frequentava fazia um bom tempo. Sentia-me muito à vontade, a ponto de andar descalça lá dentro quando ia pegar uma revista na estante só pela preguiça de me calçar. A decoração era linda e aconchegante. Sofazinhos e poltronas confortáveis, tinha um lindo jardim de inverno, sacas de café e máquinas moedoras que completavam o bom gosto.

Eu dizia sobre lá a mesma frase que Holly, personagem de Audrey Hepburn no filme "Bonequinha de Luxo", usava para descrever a joalheria Tiffany's, em Nova Iorque: "Parece que nada de ruim pode acontecer aqui..." Sim, eu gostava muito de lá.

Fazia uns meses que eu não frequentava lá. E quando cheguei, estava fechado. Estranhei porque não costumavam fechar aos Domingos. Até fiquei aborrecida na hora, pensei mal da administração, mas enfim. Chegando mais perto, uma placa dizia:

“Após quase 10 anos, o Nicecup Café encerra suas operações. A valorização dos terrenos na Chácara Klabin continua em alta, e teremos que devolver o imóvel onde estamos localizados.

Guardarei com muito carinho este período e espero que o Nicecup fique em suas lembranças também.

Muito obrigada por ter compartilhado desta história comigo e com todos os funcionários do Nicecup.

Marisol                                                           
Nicecup Café”
(Este texto também está na página www.nicecupcafe.com.br)

Saí de lá bem chateada, pensando “podia estar simplesmente fechado para reforma”, e no quanto sentirei saudades de lá. E me veio a ideia deste texto.

A Marisol não queria fechar o Nicecup. Os clientes certamente gostariam de continuar frequentando. Mas nem por escolha da Marisol, nem por escolha dos clientes, esta troca foi encerrada. Às vezes a vida, com fatores externos e alheios à nossa vontade, escolhe por nós.

E quando acontece isso... Por mais triste que fiquemos, não adianta se revoltar. Têm coisas que fogem do nosso controle. Eu sempre digo que nossa vida é feita de escolhas. Mas e quando a vida escolhe por nós? E quando não podemos fazer a escolha que queremos? O que fazer? Talvez, simplesmente fazer nova escolha a partir do novo caminho que a vida nos mostrou...

E não adianta nos revoltarmos. Por mais que achemos que fazemos as coisas certas, por mais que não tenhamos a mínima intenção de fazer o mal... Ainda assim acontecerão coisas alheias à nossa vontade, e talvez até injustas diante daquilo que merecemos, ou ao menos achamos que merecemos. E nem sempre encontraremos a resposta...

Pensei também no quanto fazemos julgamentos precipitados, porque ao chegar lá e ver o local fechado, pensei mal da administração “porque fechou num Domingo”, antes de saber o que havia acontecido de fato! Se eu não tivesse me aproximado da entrada, talvez até agora estaria “pensando mal” de lá. Ou seja, às vezes ficamos “cultivando o mal” sem conhecimento de causa.

É claro que “viajei” um pouquinho aqui... Mas não podia perder a oportunidade de fazer a analogia dessa situação com a vida, já que veio em mente.


Fica aqui meu convite à reflexão de vocês. Fica também meu desejo de boa sorte à Marisol nessa nova fase da vida dela... E minha homenagem ao já saudoso Nicecup Café, onde vivi momentos tão agradáveis. Ficará na minha lembrança, com muito carinho...

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Também frequentei o Nicecup e ao longo do tempo acabei levando alguns amigos a conhecer a casa. Todos eles, assim como eu, ficamos muito tristes com a notícia do fechamento e de tempos em tempos, geralmente sentados em outras casas, relembramos o ambiente, o cardápio e o atendimento do Nicecup. A verdade é que ainda estamos a procura de um lugar que substitua essa nossa escolha preferencial mas até agora, sem sucesso. Foi o que aconteceu no último Sábado....e hoje, pesquisando a Internet na remota esperança de ler a notícia de que o Nicecup reabriu em outro endereço e tal (rs), encontrei esse seu texto, uma ótima metáfora das nossas vidas. Bem observado! Parabéns e prá mim serviu de estímulo a continuar na busca por um lugar que nos aconchegue como fazia o "nosso lugar".
Abraços!

Venha e Reflita disse...

Olá Cláudio! Obrigada pelo comentário, fiquei muito contente por ter gostado! Eu também estou à procura de mais um cantinho que possa, de certa forma, "substituir" o Nicecup. Se achar algum, por favor, me avise... Se eu achar juro que te recomendo também! Mande um email para venhaereflita@gmail.com para que eu tenha como te comunicar... Porque tenho fé que hei de encontrar! ;-) Grande abraço!

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!