quinta-feira, 17 de julho de 2014

Alemanha x Argentina - As previsões de videntes que falharam (?)

Durante a copa, por mais de uma vez ouvi pessoas falarem sobre algumas previsões de supostos videntes e cartomantes. Algumas diziam que o Brasil não seria o vencedor, mas que a taça seria conquistada por um país da América latina.

Sendo assim, adivinhe o que aconteceu na final??? Muuuuuita gente achava que a Argentina ia ganhar, e tinha motivo, porque eles estavam com um bom time (é duro os brasileiros terem que reconhecer isso rsrsrs).

Enfim... A Argentina perdeu. E aí? Os videntes e cartomantes estavam errados? Pode ser, afinal o que não falta nesse meio são os charlatães. Mas, sempre fui de uma opinião: Uma suposta previsão correta do futuro serve para sabermos se estamos na direção certa ou se é preciso mudar. Acredito que algumas coisas podem até estarem predestinadas, talvez "escritas nas estrelas", mas acredito que as pessoas têm poder o suficiente (bem ou mal usado) para mudar o futuro, positiva ou negativamente.

E "por que cargas d'água" a Argentina seria campeã (caso fosse isso que "estava escrito") e não foi? Talvez porque seu excesso de auto confiança fez com que o time deixasse de treinar adequadamente, de reconhecer onde poderia melhorar, ou porque simplesmente o oponente acabou se superando, tendo um desempenho e dedicação além do que estavam tendo... E aí, por toda a mudança no presente, o futuro foi mudado.

Eu, pessoalmente, não sou muito favorável a procurar saber o que acontecerá no nosso futuro. Se não nos é permitido saber com facilidade, não é à toa. Acho inclusive que se temos que saber do futuro, a informação deve chegar até nós "por acaso", sem que forcemos para que isso aconteça... E quando acontece, reforço: Servirá simplesmente para sabermos se é preciso mudar de direção ou para nos prepararmos para "o que vem por aí", seja bom ou ruim.

E também não sou favorável procurar saber porque creio que a maioria dos profissionais da área não sejam muito confiáveis... Mas, enfim. Se ainda assim a pessoa insiste em procurar um profissional que foi muito bem indicado, que de fato costuma acertar nas coisas que prevê... Que o objetivo seja principalmente analisar as atitudes que estamos tendo hoje, não a simples curiosidade.

(Gostou desse texto? Então leia também http://venhaereflita.blogspot.com/2014/07/porque-temos-que-ter-sabedoria-quando.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!