segunda-feira, 7 de julho de 2014

Lições de uma pitangueira

Há uns meses atrás encontrei uma pitangueira. Finzinho de safra, quase nenhum sinal de frutinhas nos galhos. Mas como gosto, ainda mais conhecendo aquela pitangueira já bem velha, que tem o dom de nos presentear com as pitangas mais doces que conheço, fui procurar uns "restinhos de safra".
Lição 1: A experiência e os anos de vida podem produzir frutos doces!

Observando um pouco... Lá estava uma. Ao avistá-la, como havia alguns galhos na frente, não seria possível pegá-la de onde eu estava. E tive que sair de onde estava para poder apanhá-la. Valeu a pena. Bem docinha! Lição 2: "Às vezes é preciso mudar de posição para conseguirmos aquilo que queremos."

Observei outro galho. Procurei e nenhum sinal de frutinhas. Mas, ao dar um passinho mais para a esquerda... Foi possível avistar outra, escondidinha por uma folha.
Lição 3: "Tem coisas que só conseguimos enxergar ao sair do lugar em que estamos!"
(E claro... Há o inverso... Pode ser que estejamos no lugar certo para observar e quando resolvemos sair perdemos a visão!)

Encontrei outra pitanga. Grande, vermelhinha, já senti o gostinho doce na boca... Fui lá, com tudo, me retorci toda porque estava meio fora do meu alcance, e ao encostar nela... De tão madurinha que estava, bastou encostar que caiu no chão! Se eu tivesse sido mais cautelosa, talvez conseguiria ter feito com que ela caísse na minha mão.
Lição 4: "Fracassos acontecem de vez em quando mesmo quando queremos e batalhamos muito por uma coisa... E é possível observar os erros para não cometê-los novamente."

Consegui poucas pitangas, a árvore realmente oferecia pouco. Aproveitei ao máximo as que consegui.
Lição 5: "Nem sempre conseguiremos o tanto que desejamos, cabe a nós aceitar o pouco que nos é oferecido ou disponibilizado."

A pitanguinha da lição 4 estava no chão. Judiação deixar apodrecer ali. Agachei, peguei e apesar de meio machucadinha foi possível lavar (o chão era arenoso) e saboreá-la.
Lição 6: "Nem sempre tudo está perdido. E às vezes é preciso 'descer um nível' para recuperar. E mesmo que esteja um pouco danificado, talvez seja possível usufruir também..."

Algumas ainda estavam verdes. Claro, deixei lá. Essa é fácil...
Lição 7: "tem coisas que não podemos querer adiantar. é preciso deixá-las amadurecer para podermos usufruir delas..." E ainda complemento: Não estarei lá quando amadurecerem, mas espero que possam ser aproveitadas por outra(s) pessoa(a).

Outras pitangas caíram de maduras no chão. Várias sementes, algumas vieram das pitangas caídas, outras porque alguém saboreou e deixou a semente lá. Algumas irão brotar, outras não... 
Lição 8: "todas são sementes, estavam lá cada uma de uma forma, cada uma veio de um galho diferente... mas nem todas conseguirão brotar, e talvez algumas - talvez uma ou duas sendo otimista - se tornem outras pitangueiras que produzirão muito mais..."

Outras pessoas que me acompanhavam gostam de pitanga também. Peguei poucas, mas foi possível compartilhar um pouquinho!
Lição 9: "Pra que concentrar a riqueza para uma pessoa só? Por que não compartilhar com mais? Todos podem usufruir, mesmo que um pouco menos."

Eu poderia encontrar muitas lições mais nessa simples observação. Vários recados silenciosos a natureza nos oferece... Basta observá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!