quarta-feira, 9 de julho de 2014

Os torcedores do Alemanha 7 x 1 Brasil...

O torcedor brasileiro deve ser o mais "mimado" do mundo. Acha que o Brasil tem a obrigação de ganhar, e não aceita outro resultado que não seja a vitória. Ok, a derrota de ontem foi marcante e traumatizante, porque 7 x 1 de fato foi demais. Mas mesmo que tivesse perdido de 1 x 0, muita gente estaria "inconformada" do mesmo jeito.

Muita gente faz o mesmo na vida: Não aceita outro resultado que não seja a vitória e não se conforma quando não consegue o que quer...

Quer dizer então que só é possível ser brasileiro durante a copa do mundo e enquanto o time estiver ganhando?

E conversando com várias pessoas, lendo várias matérias, percebi vários tipos de torcedores:

-O "raposa das uvas verdes". Louco para ver o time ganhar, mas depois que perdeu, pensou "ah, eu nem fazia tanta questão... isso não me abala."

-O que torcia muito pelo Brasil e saiu conformado. Aquele que simplesmente aceitou, até porque, sabe que a vida continua, que mesmo que o Brasil ganhasse ou perdesse a vida dele continuaria do mesmo jeito. Até porque ele é apenas um torcedor, o jogo não dependia dele.

-O vira-casaca. Torceu, cantou "eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor", torceu pela seleção, cantou o hino com a mão no peito, todo esperançoso... E na derrota queimou bandeira do Brasil, queimou ônibus, gritou "olé" no estádio quando o time ficou totalmente desconcertado, e as críticas que já aconteciam (naturais, claro) desde o início do campeonato por perceberem as falhas viraram verdadeiras manifestações de ódio e julgamento.

-O consciente da própria tristeza. Ficou triste, chorou, "pôs pra fora", e depois se sentiu ou se sentirá melhor.

-O revoltado. Simplesmente não se conforma, porque não consegue aceitar. Vai ter que "engolir". 

-O bem humorado. Esse vi aos montes. Já que a vitória não foi possível, e a derrota foi totalmente inusitada... O pessoal caprichou na criatividade, até porque, não tinha como reverter mesmo e nenhuma "tragédia" estava acontecendo.

-O do contra. Torceu contra e fazia questão de mostrar para todo mundo que torcia a favor do oponente...

-O perseverante. O que disse "Valeu por tudo Brasil, agora é batalhar pelo hexa na Rússia.".

-O despeitado. Não aceitou a derrota e ainda procurou defeitos no time da Alemanha, mesmo vendo que eles jogaram com garra, respeito ao time brasileiro, de maneira "limpa". Precisa encontrar defeitos no opositor para amenizar seu orgulho ferido, ao invés de reconhecer os erros do perdedor.

-O violento, dizendo e postando em redes sociais coisas do tipo: "Tomara que o avião da volta pra casa deles exploda..."

-O rebelde ignorante. Não entende nada de futebol, mas mesmo assim pôs defeito no técnico, no jogador x, no y e no z. Julgou sem ter nenhum embasamento...

Não importa que tipo de torcedor fomos no jogo. Já passou. Mas... Que tipo(s) de torcedor escolheremos ser na vida?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!