domingo, 13 de julho de 2014

Final copa 2014 Argentina x Alemanha – A vitória da humildade sobre a arrogância (Um perfeito “recado do cotidiano”)!

Enfim... Acabou a copa (Feliz Ano Novo!). E o último jogo teve vitória da Alemanha, para felicidade da maior parte dos brasileiros. Mas como, se foi ela que derrotou o time do Brasil com um “massacrante” 7 x 1???

Faz parte de uma rixa antiga, claro. Mas independente da tal rixa, não há como negar: A prepotência argentina causou muito mais antipatia do que o torcedor brasileiro já costuma ter. Claro que pela rixa as brincadeiras devido à eliminação seriam inevitáveis (até os brasileiros brincaram a respeito, aliás, e muito), mas vamos combinar: Houve um certo exagero da parte dos “hermanos”.

Nada contra o povo argentino, que fique bem claro. Há quem diga que essa disputa ocorre só no futebol e que gostam muito do povo brasileiro, e recebem-nos muito bem quando visitamos o país deles.

Mas, enfim, voltando ao assunto futebol: Como não reparar na arrogância até dos próprios jogadores? Na última coletiva de imprensa em Belo Horizonte de 10/07/2014, ironizaram quando foram questionados sobre o que achavam do fato de Neymar ter dito que torceria pela Argentina na final. Desdenharam, ao invés de agradecerem ou ao menos mostrarem um pouco de orgulho. Um jogador de destaque, um dos melhores do mundo, tem a humildade de fazer essa declaração e eles ainda ironizaram!

Certamente, alguns brasileiros teriam torcido pela Argentina se não fosse pela arrogância simplesmente exagerada. Os argentinos (povo e jogadores) já estavam “cantando vitória antes do tempo” e foram desbancados em campo. Enquanto a própria Alemanha com humildade declarou que o jogo não seria fácil...

E para “coroar” a arrogância... Messi tira a medalha que ganhou de vice... E não se mostrou nem um pouco satisfeito ou grato por ter sido eleito como o melhor jogador da copa. Ok, isso pode ser característico da Síndrome de Asperger que dizem que ele tem. Mas se não for por isso... Mais uma vez fica enfatizado o quanto a Argentina não aceita ser perdedora.

Já a Alemanha foi um exemplo para todos. Fez os 7 gols sobre o Brasil e teria feito mais, não fez por educação. Os jogadores deles abraçaram os brasileiros e trocaram camisas com eles ao final do jogo. E enquanto a Argentina ria da derrota brasileira, os alemães fizeram verdadeiras declarações de carinho pelos brasileiros e pelo nosso país, e ainda incentivaram-nos a não se deixarem abater por isso. Sem contar o legado que deixaram numa região tão pobre de nosso país onde deixaram toda uma estrutura de treinamento de presente... E também fizeram questão de mostrar o quanto gostaram do nosso país e do nosso povo.

Quer presente maior dos alemães do que terem dançado em volta da taça copa do mundo a dança que aprenderam com os nossos índios pataxós?...

Eis aí os grandes recados para a humanidade desse excelente final de copa do mundo:

- Todos gostam de ver a humildade vencendo a arrogância... Todos, exceto os arrogantes!

- Cantar vitória antes do tempo pode ser um erro grave;

- Quem realmente sabe e se prepara não “canta vitória antes do tempo”. Sabe que o mais importante é o planejamento e o preparo e a vitória deve vir como consequência;

- O ganhador digno de uma batalha pode conquistar até os vencidos por ele, que se recusam a torcer para quem tem como marcas a arrogância e a prepotência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!