segunda-feira, 28 de julho de 2014

Porque temos que ter sabedoria quando procurarmos saber como será nosso futuro...

Pense bem se vale a pena buscar saber como será o seu futuro. Não é à toa que não é tarefa simples saber, e a quantidade imensa de “charlatães” está aí para provar isso. E creio que se é preciso que saibamos desse futuro, isso chegará até nós, não somos nós que devemos ir a essa busca. Não é “padrão da vida” termos livre acesso ao nosso futuro, certo? E isso não é à toa!

Vou mostrar alguns exemplos que podem melhor explicar...

Imagine que você esteja muito feliz trabalhando numa determinada empresa. Você sempre dá o melhor de si. Aí, um dia por curiosidade você vai a um profissional competente que lê cartas (por exemplo), e este lhe diz que você NÃO ficará nesta empresa, que em determinado tempo será demitido. E você acredita nisso, afinal, foi dito por um profissional competente com ótimas referências.

O que irá acontecer? Você vai ficar totalmente desmotivado. Vai parar de dar o melhor de si, consequentemente, vai perder a oportunidade de aprender muita coisa. E aquele emprego que chegou em sua vida para te aprimorar para uma outra oportunidade vai deixar de cumprir sua função. E por causa disso, você acaba até alterando seu futuro...

A pessoa com sabedoria já agiria diferente: Continuaria dando o melhor de si, ficaria mais atenta em não cometer erros, usando a previsão como motivação.

Quer um outro exemplo? Imagine que você esteja num relacionamento, e esteja feliz. Aí... vou dar dois exemplos:

1) O profissional vem e diz a você que sua felicidade será ao lado de outra pessoa que em breve você irá conhecer. “Adivinhe” o que irá acontecer. Você poderá se sentir tão “empolgado” por saber dessa outra pessoa que vai deixar de cumprir sua missão no relacionamento atual, vai deixar de dar a devida atenção para seu par. Ou fica tão triste em saber que sua felicidade não é ao lado do par atual que perde a motivação. E o atual relacionamento, que te aperfeiçoaria para o próximo, deixa de cumprir sua missão porque você perde totalmente o foco nele.

2) O profissional vem e diz a você que a pessoa do seu atual relacionamento é o grande amor da sua vida e que vocês vão ficar juntos “até que a morte os separe”. Lógico, você vai ficar feliz e satisfeito, mas... Isso pode fazer com que você se acomode nos seus erros, porque nunca vão se separar mesmo... Aí, vamos supor que seu erro seja trair. Você continua traindo, até que um dia é descoberto(a) e seu par não te perdoa e te deixa. O que você vai dizer? “Aquele profissional foi incompetente.” O profissional pode não ter sido incompetente. Você que alterou seu futuro por ter se acomodado. A pessoa com sabedoria teria usado a previsão como motivação e tentar ser cada vez melhor já que descobriu estar com o amor da sua vida...

Não estou, de maneira alguma, com intenção de “desqualificar” profissionais. Nem pretendo julgar pessoas que têm vontade de saber do seu futuro, é uma curiosidade até natural do ser humano. Mas sejamos sábios quando buscarmos essa informação. Como sempre digo, que o conhecimento sobre o futuro tenha como principal objetivo sabermos se estamos na direção certa e para nos aperfeiçoar... Jamais para satisfazer uma curiosidade ou se revoltar a ponto de alterar o próprio destino.


Creio que esse texto seja um ótimo complemento para o texto de 7/07: http://venhaereflita.blogspot.com/2014/07/alemanha-x-argentina-as-previsoes-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!