terça-feira, 8 de julho de 2014

Reparando nos erros alheios...

Sempre tive a mania de reparar em erros de gramática, ortografia, concordância etc... Que as pessoas cometem escrevendo. Até por ter uma certa facilidade com a língua portuguesa, e também porque sempre gostei de ler bastante. Aliás, o hábito da leitura auxilia muito, o que não é segredo para ninguém.

E, detalhe... Além de reparar nesses erros, ainda pensava: “Ainda bem que não os cometo...”, sem parar para pensar que eu devia ter os meus também.

Um dia me surpreendi com uma pessoa que costuma escrever muito bem e havia cometido um erro de ortografia. “Ele, escrevendo assim? Não é possível!”

Aí, parei para pensar que eu devia cometer erros também...

“Não é que eu ‘não erre nunca’. A questão é que eu sempre acho que escrevo certo, porque escrevo do jeito que sei. Eu devo cometer erros também, sem perceber e sem querer, por ignorância, mas que certamente outras pessoas percebem...”

Seria muita presunção da minha parte achar que nunca erro na escrita. Posso até ter um bom conhecimento da língua portuguesa, mas isso não me torna infalível (como eu praticamente achava ser), até porque, não é minha especialidade.

E, analisando mais fundo...

Quantos erros ainda devo cometer sem saber, tanto na escrita, como na vida em geral... Que passam despercebidos por mim, mas certamente percebidos pelos demais... Quantos erros reparo dos demais sem enxergar os meus próprios!

Quantos erros todos devem cometer sem sequer perceber... E sem querer!!!

E não notificamos quem erra, nem somos notificados quando erramos, na maioria das vezes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!