terça-feira, 29 de julho de 2014

Lições de vida observando a estiagem no rio Tietê, na cidade de Salto

Os noticiários informam que na cidade de Salto (interior paulista) estão aproveitando a estiagem e o rio totalmente seco para fazer uma limpeza e retirar tudo. Foram anos de lixo acumulado. Um pouquinho aqui, outro ali, muitos de uma vez... E acabaram retirando o equivalente a uma montanha de detritos!

Seria impossível fazer a limpeza que estão executando se o rio estivesse com água.

 "Se a gente não faz isso agora, depois que o rio voltar ao nível normal vai ficar impossível, então temos que aproveitar a estiagem e ver nela uma oportunidade", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, João de Conti Neto.
____________________________________________________________________________________________
E que lição podemos tirar de mais este recado da natureza?

O mesmo acontece conosco. Passamos anos acumulando e recebendo lixo... Que acaba se acomodando lá no fundo, que ninguém vê, nem a gente mesmo. E enquanto somos rios, enquanto estamos em nosso estado natural com a água correndo, vamos deixando nossa água correr. Até que um dia vem uma estiagem. Nossa água acaba, não é mais vista... Aí é possível ver todo o lixo que se acumulou.

E o que fazer nessa hora? Chorar porque não tem água? Reclamar que o lixo existe e que ali foi jogado? Esperar que os responsáveis que jogaram o lixo apareçam para tirar o que jogaram? Culpar todos que colaboraram para que o lixo chegasse naquele nível? Lamentar a paisagem suja? NÃO! Aproveite que é possível ter o lixo em suas mãos... E tire-o de lá! Talvez você não tenha tido escolha de receber o lixo que jogaram em você. Mas agora você pode escolher retirá-lo!

Há sujeiras acumuladas que só podem ser vistas e retiradas durante um período de estiagem... Veja então a oportunidade única que só uma estiagem poderia trazer!

O noticiário mostrou a imagem “antes”, cheia de lixo, e a imagem “depois”... Com tudo limpo. Tenha paciência. Enquanto a estiagem existir, por mais que ela te preocupe, aproveite para tirar todo o lixo possível. E depois contemple seu trabalho pronto... Admire a limpeza que você fez. Passe a admirar e a contemplar seu leito limpinho. Pense que não pretende mais deixar que tanto lixo se acumule mais.

Não existe um rio sem água. Mas todos sabem que ali existia um rio, e todos sabem que vai voltar a existir, afinal, a chuva há de chegar, a estiagem não será eterna... E desta vez o rio será mais limpo, mais puro, sem aquele monte de lixo que ninguém conseguia ver!

Rio não é rio sem água. E por mais que pareça independente, um dia todos são obrigados a notar que o rio depende de chuva, não sobrevive sozinho... Chuva esta que cai dos céus! Lá do Alto...

Você se considera um rio? E Quem você considera ser sua chuva?... Não se esqueça que a chuva, tão vital e essencial para que o rio exista, vem lá do Alto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!