sexta-feira, 4 de julho de 2014

"Vai assim mesmo... Estou com pressa e não vou conferir o que o cliente pediu"

Quem trabalha servindo o cliente - seja o vendedor, o pós-vendas, o assistente - pode se sentir "tentado" a, num momento de pressa, ou pela simples preguiça, passar para frente um pedido de um cliente que pode estar errado.

Eu, que trabalho na área comercial, já vi muito disso. "Já que o cliente documentou errado, ou não especificou direito, e eu estou com pressa, 'vai assim mesmo'. Quem vai ter que arcar com os custos depois é ele mesmo..."

Concordo. Mas é nossa obrigação alertá-lo sobre os possíveis erros. Não só porque é certo e profissional, mas você já pensou que, mesmo que o erro tenha sido dele, é você quem vai ter que ajudar a solucionar? Ok, você pode não ter que arcar com a despesa e com a responsabilidade, mas vai ter que participar do "retrabalho" também.

Trabalhar corretamente, com dedicação, observando detalhes (especialmente em fornecimentos complexos), realmente, dá muito trabalho. Perde-se tempo? Não. Dedica-se tempo, o que é nossa obrigação na arte de servir. Já parou para pensar que o retrabalho dá muito mais trabalho e exige muito mais tempo do que o processo normal, que por si só já costuma ser complexo? Sem contar o desgaste para todas as partes, porque onde houve um erro, gera-se um stress.

Mesmo que não seja você que vai ter que participar da correção depois, pense: Hoje em dia as empresas e os profissionais não têm tempo a perder, quase todo mundo trabalha sobrecarregado e o tempo torna-se cada vez mais precioso. Pense que os profissionais que terão que refazer o trabalho poderiam estar com tempo livre para se dedicar melhor a outros trabalhos, para este ou outros clientes - que podem ser seus, inclusive. Pense nisso de uma maneira sistêmica, quanto mais tempo os profissionais que trabalham com você tiverem para se dedicarem à excelência, mais sua empresa será bem vista, mais serão as portas abertas para o sucesso. Não pense como imediatista!

Pense também na confiabilidade que você vai gerar para seu cliente ou supervisor ao chamar a atenção dele sobre um possível erro...

O principal para quem vende é vender? Prefiro dizer "ajudar a comprar". O especialista é quem vende, nem sempre o cliente domina o produto ou serviço que precisa comprar e precisa de alguém que o oriente.

A principal função de quem vende é "fazer números"? Pode até ser. Mas mesmo que seja, números devem ser obtidos não como objetivo, e sim como consequência de um trabalho bem feito.

Pense nisso!

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