sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ganhar experiência X criar padrão

Todos sabemos que à medida que vamos vivendo e vivenciando, aprendemos coisas novas, e adquirimos mais experiência. E passamos a ver as coisas por ângulos diferentes.

Isso é bom? Sem dúvida!

Porém, é preciso tomar um cuidado, simples, quando aprendemos algo novo... Porque podemos simplesmente resolver criar um padrão para aquilo e acabarmos sendo até inflexíveis. Quer um exemplo prático?

Vamos supor que um dia um amigo seu te pede um favor, algo simples como um empréstimo de um livro, e você sempre emprestou livros. Aí, ou seu amigo não devolve, ou demora para devolver, ou devolve todo amassado. Qual é uma das reações mais comuns?

 ...resolver que nunca mais você emprestará nenhum livro para ninguém!

 Ao invés de simplesmente aprender que na próxima você observará se a pessoa é cuidadosa, ou aprender que é preciso pedir que a pessoa devolva em perfeito estado etc... Você toma a atitude “drástica” de simplesmente não emprestar mais, para ninguém. E perde a oportunidade de colaborar com a cultura de outros amigos e fazer um bem. Deixar de emprestar pode ser uma alternativa, mas não a única.

Então tome cuidado e evite criar padrões para tudo a partir de uma nova experiência. Não temos controle sobre nada. Lidaremos com pessoas diferentes, em situações diferentes, em tempos diferentes, e um mesmo ocorrido pode ter resultados diferentes a cada vez que acontece...

Quantas vezes ouço pessoas dizerem: “Nunca mais faço nada para ninguém, nunca mais serei tolerante, nunca mais serei legal...”.


As experiências têm que servir para que aprendamos a enxergar coisas novas e com isso nos tornarmos flexíveis e mais dinâmicos, e não rigorosos e irredutíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!