terça-feira, 17 de junho de 2014

Todos devem ter os mesmos sonhos?

Pensando nos sonhos comuns... Parece que todo mundo tem que querer as mesmas coisas. Todo mundo tem que querer fazer no mínimo uma faculdade, todo mundo tem que querer se casar um dia, todo mundo tem que querer ter um filho, todo mundo tem que querer ganhar mais dinheiro, todo mundo tem que querer “ser chefe” ou ter sua própria empresa.

Pela própria cultura, a maioria da população acaba “querendo” essas coisas por “osmose”, não por desejo real. Aí pergunto:

Será que todo mundo realmente precisa fazer uma faculdade? O tempo e dinheiro que se gasta, o esforço físico e mental são absurdos... Conheço muita gente que só tem o segundo grau e tem uma boa posição. E muita gente estuda e nem consegue trabalhar na área, ou não gosta do que estuda mas faz por obrigação... Não que as pessoas não tenham que se instruir, mas cada um sabe de si!

Será que todo mundo precisa casar, ou tem condições de manter um casamento? Conheço vários casos de gente que não se casou por amor. Casou para não ficar só, casou porque “achou que estava em tempo de casar”, há quem case por conveniência... De qualquer maneira, acho que o índice de casamentos por pura “pressão social” é altíssimo, e o único motivo que deveria levar as pessoas a um casamento seria por amor.

Será que todo mundo consegue se dedicar a um filho? Por mais bênção que uma criança seja na vida de alguém, não é nada fácil ser responsável pela criação de um novo ser humano... Será que todos têm “talento” para isso? Será que conseguem realmente dar a atenção e dedicação que uma criança precisa para se tornar um adulto saudável e equilibrado? Será que as pessoas que planejam ter filhos realmente querem ser pais de coração?

Sobre dinheiro, trabalho e posição social... Nem se fala... Quanta gente seria mais feliz tendo talvez uma vida mais simples, porém uma vida, não uma prisão do próprio patrimônio que construiu ou do poder que conseguiu...

Será que todo mundo precisa ter os mesmos sonhos? Não podemos esquecer que uma das belezas de viver é a diversidade, onde todos ensinam e todos aprendem uns com os outros.

É fato. Muita gente acaba sendo infeliz por ceder a pressões sociais, mesmo inconscientemente... Ou ficam infelizes por não conseguir algo que não as fariam realmente felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!