domingo, 22 de junho de 2014

Uma lição preparando uma ceia de Natal!

Aprendi fazendo uma ceia de Natal... Que não se restringiu apenas a "arte culinária"!

Todo ano, dia 24 pela manhã, temperava o peru da mesma maneira. Batia cebola, alho, noz moscada, sal, vinho branco e outros temperos no liquidificador.... Passava bastante manteiga entre a pele e a carne do peru, e depois passava essa mistura batida. E, feito isso, colocava numa bacia, cobria com filme plástico e colocava na geladeira, tirando apenas na hora de colocar no forno para assar. A manteiga solidificava, claro.

Houve um ano em que a geladeira estava muito cheia (graças a Deus, claro). Não dava para colocar nela o peru depois de temperado. Tentei de várias formas, e não tive outra alternativa a não ser deixar fora da geladeira. Preocupei-me, porque eu tinha medo que estragasse porque fazia muito calor, mas pensei: "É só por hoje, como está bem temperado e vai hoje para o forno, não deve estragar..."

Envolvi num saco plástico próprio para alimentos, e ficou o dia inteiro ali. De vez em quando eu virava o peru de lado para espalhar o tempero, até a hora de assar.

E, depois de assado e servido... Todo mundo comentou: "Nossa, mas o que você fez de diferente esse ano? Está perfeito, bem temperado, a carne não está seca..."

Eu disse que não fiz nada de diferente, mas depois cheguei à conclusão de que o fato de ter ficado fora da geladeira permitiu que a manteiga ficasse líquida, perfeita para a carne absorvê-la e deixá-la macia... Bem como, não solidificada, permitiu que os temperos também fossem melhor absorvidos.

Passei anos fazendo a mesma coisa achando que era a melhor forma, temperar e deixar na geladeira. Mas numa situação onde não tinha outra alternativa, mesmo "com medo" deixei fora. E o resultado foi melhor... 

E aí aprendi: Às vezes a vida nos conduz a um caminho diferente, fora daquele onde já nos acomodamos, mesmo que nos deixe receosos, apenas para descobrirmos que há uma maneira melhor de agir... E o resultado pode vir melhor do que esperávamos.

A vida e o cotidiano nos dá vários recados. Basta observá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!