segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quando lemos ou ouvimos algo que nos incomoda...

Um dia você lê um texto, ou ouve algo que te incomoda (e muitas vezes desiste logo no começo porque você não tem coragem de ler ou ouvir até o fim). Por quê?

Provavelmente, porque aquele texto, ou o que você está ouvindo dizer, pode ter servido para você, “como uma luva”...

Os livros e a internet estão cheios de coisas, textos filosóficos, psicológicos, que nos incomodam. De vez em quando, alguém próximo, ou não tão próximo assim, diz algo que nos atinge... Coisas que realmente geram um desconforto "danado" na gente, que atinge nossas feridas, ou que ferem nosso orgulho.

Quando isto acontecer, melhor enfrentar o “fantasma” e ler até o fim, ou prestar atenção no que nos foi ou está sendo dito. Por mais que incomode. Não devemos jamais perder a oportunidade de crescer, de aprender. É preciso ter coragem para reconhecer que temos nossas fraquezas, como todas as outras pessoas... Melhor aceitar, refletir e aprender de uma maneira mais branda como lendo/ouvindo aquilo que nos atinge, do que aprender a duras penas... Porque mais cedo ou mais tarde, a vida nos ensina.

Vai doer de vez em quando, mas... Faz parte da vida.

Pode incomodar no começo, mas depois que nos acostumamos com o que lemos ou ouvimos, fica menos difícil. Sem contar que refletindo podemos chegar à conclusão de que aquilo realmente serviu para nós, ou serviu parcialmente, ou de repente... Não serviu.

É mais ou menos como um processo de psicoterapia. Quem fez ou faz, sabe como é. Para melhorarmos aquilo que precisamos, o processo não é fácil. É desconfortável, muitas vezes dolorido, mas... Melhor sofrer num processo desse durante semanas, meses, talvez um ano ou mais, mas “se livrar” do problema para a vida inteira, do que ocultá-lo dentro de nós e deixar que faça um estrago durante muito tempo ou durante a vida toda... Atingindo a nós mesmos e a quem nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!