terça-feira, 17 de junho de 2014

Nem todos se casam por amor

Ultimamente me surpreendo de saber que muita, mas muita gente mesmo, não se casa por amor.

Tenho me dado a liberdade de perguntar a algumas pessoas com que tenho mais intimidade cujos casamentos não deram certo, ou não as fazem felizes, se elas se casaram por amor. A resposta da maioria esmagadora nunca foi “sim”.

As respostas são sempre: “Ah, eu achava que o(a) amava...”, “Certeza a gente nunca
 tem...”, ou ainda as justificativas que se casaram porque namoravam fazia muito tempo e tudo caminhou para isso, ou porque achavam que já estavam na idade de casar, ou porque tinham medo de serem exigentes demais e ficarem sozinhas... Fora as que casaram com uma pessoa mas no fundo pensavam em outra, outras que se casaram sabendo que não daria certo mas preferiram pagar para ver...

Fora os casamentos por interesse ou por conveniência que acontecem...

Sim, eu me surpreendo com isso, porque pela educação que tive e princípios que tenho, o único motivo para duas pessoas se casarem deveria ser por amor.

Será que é tão difícil assim conseguir isso? Sem dúvida. Mas isso requer fé de que é possível, e também coragem, porque será preciso enfrentar a solidão, a dúvida se encontraremos ou não alguém que realmente irá combinar conosco, e coragem também para sair de relacionamentos que não são para nós, e isso é extremamente difícil...

Não é preciso viver a experiência do casamento para saber que não é fácil conviver com a mesma pessoa debaixo durante o mesmo teto durante anos... Até porque, como eu, todas as pessoas ouvem que isso não é fácil, mesmo que seja por amor. Então, para que vamos nos propor a entrar num casamento sem ter ao menos essa certeza?

A decisão do casamento é a mais crítica na vida de alguém. Se escolhermos uma profissão errada, por exemplo, seremos os únicos a sentirmos as consequências, e mudar só depende de nós. Agora, ao escolher um casamento errado, existe outra pessoa que irá sofrer também...

É de se pensar. E eu sempre digo que dez anos de namoro terminado são menos desgastantes do que um ano de casamento com separação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!