terça-feira, 17 de junho de 2014

"Onde foi que errei com meu(a) filho(a)?"

Queridas mães, essa mensagem dedico a todas vocês. Permitam-me ousar compreender e talvez consolar um coração de mãe, porém na visão de filha somente...

Mãe... Se seu(a) filho(a) sofre por ter feito escolhas erradas, por ter tomado atitudes erradas... Sim, você é a primeira pessoa a se culpar
. Ele(a) sofre, você sofre em dobro. Ele(a) se culpa, você se culpa em dobro.

"Onde foi que errei...?" Provavelmente você NÃO errou. Você deu o melhor de si, deu educação, amor, estendeu a mão, ofereceu sua amizade mesmo quando ele(a) não aceitou e não quis contar com você, que deveria ser a primeira pessoa da confiança dele(a).

Aí você diz para si mesma: "Eu deveria ter sido mais/menos enérgica..."; "Eu deveria ter sido mais/menos compreensiva..."

Jamais se esqueça, mãe, que mesmo que seu(a) filho(a) seja um pedaço seu, ele é um ser humano único e independente, capaz de discernir o certo do errado (Quanto você ensinou isso a ele!!!), e com escolhas próprias. Chega uma hora em que a mãe não tem mais responsabilidade sobre isso!

Desde que concebeu o bebê, ou até antes disso, você sonhava em ser a mãe perfeita, mas não se esqueça que você é um ser humano, não há ser humano perfeito. Logo, é impossível ser uma mãe infalível.

Mãe, mesmo que você tenha errado... Se errou, foi tentando acertar, tenho certeza que você deu o melhor de si, dentro daquilo que você sabia e tentando fazer o melhor por ele(a). Se um dia seu(a) filho(a) vier a cobrá-la por um erro seu, ou culpá-la por algum fracasso, deixe isso bem claro a ele. Você o carregou por 9 meses dentro de si, sofreu os inconfortos do parto, passou noites em claro (fazendo-o dormir, se acalmar, ou cuidando de sua saúde, ou apenas ao lado dele nos momentos dificeis), educou-o(a) com o melhor que podia oferecer, dedicou sua vida a ele(a) até que pudesse caminhar por si (e deixando claro que mesmo assim ele poderia contar com você para sempre)... Você não passou por tudo isso e deu o melhor de si para ser tratada com ingratidão e desrespeito!

E se um dia ele(a) disser que é "melhor do que você", "tem mais conhecimentos do que você", diga que foi exatamente para isso que você tanto lutou por ele(a) !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!