sábado, 21 de junho de 2014

O lado "sombrio"de nossa personalidade

Quase todo mundo quer evoluir espiritualmente e como pessoa. Mas todo mundo, sem exceção, possui seu lado “sombrio”.

E não adianta negá-lo ou fugir dele. Aceitá-lo é o primeiro e essencial passo para a evolução.

Eu sempre digo que nem sempre temos que fazer aquilo que queremos ou o que os sentimentos mandam, mas sim, aquilo que é certo. E isso pode significar ter que afogar nosso lado sombrio e agir corretamente, o que pode ser feito de duas formas:

1) Agir contra o lado sombrio, mesmo sabendo que ele “está lá”
2) Agir contra o lado sombrio mas negando que ele existe.

Na primeira forma, pode-se dizer que essa pessoa é esforçada e realmente tenta crescer...

Já no segundo caso, a pessoa não deixa de ser esforçada, mas ao mesmo tempo ela pode estar agindo por vaidade (para provar para si e para os outros “olha como eu sou bom(a) )”, ou recusa a verdade sobre si mesma... Enganando-se e enganando quem convive com ela. Mais hora, menos hora, a verdade aparece.

E, o mais difícil: Como aceitar e conviver com essa parte “ruim” da gente? Não tem muito segredo. É aceitar que ela está lá. Pode ser que precisemos de um tempo para melhorar, pode ser que algumas coisas nunca conseguiremos superar, e temos apenas que saber conviver com isso e procurando agir de maneira que isso não nos prejudique ou prejudique alguém... É como o alcoólatra, ele sabe que será alcoólatra para sempre, convive com isso até o fim da vida, e precisa ter força de vontade para nunca mais colocar uma gota de álcool na boca.

Não tenha medo de si, porque todos sem exceção têm um lado mais sombrio por melhor pessoa que pareça ser. Aceitar a nossa verdade e conviver com nossos defeitos é a chave para a evolução e também para a autoestima, que é o principal caminho para a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!