domingo, 22 de junho de 2014

Num momento de desespero...

De repente, a vida te surpreende negativamente. Algo que você jamais esperava que fosse acontecer com você, ou até esperava, mas que não fazia noção do que faria você sentir, acontece.

E vêm as piores sensações na hora do "choque". Incredulidade, revolta, inconformismo... Não conseguimos entender o que está acontecendo, nem o porquê.

"E agora? O que eu faço?", perguntamos. Provavelmente não é hora de fazer nada. Ficamos desesperados tentando pensar no que fazer, simplesmente porque ficamos desesperados para agir logo e ver tudo resolvido. E quando não conseguimos pensar no que fazer, o desespero fica maior, e a sensação de impotência também. E a ânsia (perfeitamente natural) de ver tudo resolvido pode acabar potencializando todas essas horríveis sensações. E quando ocorre uma decepção, podemos pensar "onde foi que erramos". Ou seja, além de estarmos sofrendo um baque, ainda podemos nos sentir culpados por um erro que sequer foi nosso!

"O que faço...?" Melhor viver um dia por vez, talvez apenas seja questão de esperar o choque passar para conseguir pensar numa direção. Não cobre tanto de si uma resposta para isso imediatamente.

Numa hora dessas, parece que o sofrimento é eterno. Mas é possível pensar que em semanas, meses, talvez em um ano... A situação será outra. Estaremos resolvidos, ou acostumados a conviver com o ocorrido.

E é bom lembrar que sempre temos mãos amigas para nos auxiliar. Temos parentes, temos amigos a quem podemos recorrer, e temos que fazê-lo, eles estarão ao nosso lado como estaríamos ao lado deles.

Mas... Quando estamos "no meio da tormenta", nada disso parece nos consolar. O desespero fica maior que tudo. Parece que nada vai passar, que não existe solução. Podemos até saber racionalmente, na teoria, que vai passar, mas emocionalmente, na prática, não é assim que sentimos. E infelizmente não há fórmula ou teoria que nos livre dessa sensação de impotência e falta de direção.

Quase todo mundo já passou ou vai passar por algo assim. Não há muito o que fazer a não ser tentar viver um dia de cada vez e resolver na medida do possível.

A vida nos surpreende. Pessoas nos surpreendem. Mas tudo passa... E só quando passa entendemos que era questão de tempo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!