terça-feira, 17 de junho de 2014

Queira evoluir, mas acima de tudo, queira ser feliz!

Há quem diga que o objetivo de todos deve ser evoluir para ser feliz... Hoje em dia penso que deve ser o contrário. O objetivo deve ser feliz para que a evolução seja consequência.

Para tudo existe limite, inclusive para querer evoluir...

Percebi que algumas pessoas , na ânsia de evoluir, procuram ter atitudes e pensamentos elevados o tempo todo... Procuram agir racionalmente para fazer e pensar aquilo que acham certo, mas esquecem-se dos próprios sentimentos, fogem deles, e consequentemente, fogem da sua verdadeira personalidade. Este é mais um dos equilíbrios que devemos encontrar entre razão e emoção!

Algumas pessoas chegam ao cúmulo de se sacrificarem pelo bem estar alheio, trocam o próprio bem estar em favor de outra pessoa... Apenas por quererem manter a atitude elevada. Mas ao mesmo tempo temos também que aprender a nos colocar em primeiro lugar sem prejudicar outras pessoas (Difícil encontrar este equilíbrio, não?)...

Querer manter essa “elevação” toda, além de poder fazer essas pessoas negarem a si próprias, faz com que elas percam a oportunidade de praticar a humildade perante a vida e a elas mesmas, visto que elas devem admitir que possuem fraquezas e defeitos como qualquer outra pessoa, por mais dispostas que estejam a crescer... E que às vezes sentirão medo, desprezo, tristeza, inveja, ciúme...

Como sempre digo, as pessoas boas também têm sentimentos negativos, e não deixam de ser piores ou menos dignas por isso.

Sim, temos que fazer o melhor o tempo todo, muitas vezes fazer o que é certo e não o que queremos... Mas não podemos esquecer de que os sentimentos é que nos guiam, eles que nos mostram o caminho... Os sentimentos positivos provavelmente mostram que estamos no caminho certo... Os negativos mostram que há algo errado em nós que “chamam” para uma mudança, seja de pensamento ou atitude.

Mas a vida não vai deixar de nos ensinar por isso. Quem nega seus sentimentos e passa por cima deles, mais cedo ou mais tarde, é cobrado por eles... E pode pagar “com juros e correção monetária”.

Tentar manter uma atitude “elevada” o tempo todo pode resultar numa resignação excessiva, uma aceitação de tudo o que a vida traz, a ponto da pessoa não querer fazer nada a respeito só porque “é elevado ser resignado e aceitar o que a vida trouxe”, sendo que é obrigação de todos batalhar por uma vida melhor e mais plena. Por isso começo a achar que o objetivo principal deve ser a felicidade.

Pensando assim, daremos mais ouvidos ao que sentimos, seja negativo ou positivo, para sermos felizes...

E à medida que vamos alcançando um estágio de felicidade, ficamos melhores , mais positivos e mais amáveis conosco mesmos, e consequentemente para as demais pessoas que nos cercam. E consequentemente... Confirmamos a evolução espiritual, porque estaremos fazendo um bem para nós e para o próximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!