terça-feira, 17 de junho de 2014

"Sou assim e não vou mudar..."

Se você diz isso porque acha que está certo, vá em frente, acredite em você, mesmo que os demais não concordem. Se você estiver errado, vai acabar descobrindo e arcando com as consequências.

Mas temos que tomar cuidado ao dizermos essa frase. Algumas pessoas sabem que estão erradas, sabem que suas atitudes fazem com que elas mesmas se prejudiquem ou prejudiquem/magoem os outros... E ainda assim insistem em continuar do mesmo jeito. Por quê?

Algumas, porque "acham que não têm jeito". Preferem se acomodar a tentar mudar de atitude, porque se consideram fracas, ou porque não acreditam em si próprias, ou porque daria muito trabalho, ou por medo de si mesmas... Sim, é preciso coragem para mudar, porque não é nada fácil. Afinal, isso envolve reconhecer nossas fraquezas, o que é pior ainda. Mas essas pessoas precisam tentar, por mais difícil que pareça. Se têm um pouco de amor próprio, precisam ter coragem para se superar.

Outras, não mudam por puro egoísmo mesmo... São pessoas em geral acomodadas na própria personalidade, que não têm auto estima (e por não se gostarem, não fazem a mínima questão de melhorarem), e justamente por não se gostarem e não se importarem com elas mesmas, também não vão se importar com mais ninguém. As pessoas têm que nos aceitar como somos, sem dúvida. Porém isso não quer dizer que não temos que fazer nossa parte e melhorar, o que deveria ser obrigação de todos.

E PRINCIPALMENTE: Se você acha que deve mudar, faça isso em primeiro lugar POR VOCÊ, porque sabe que a mudança te ajudará a evoluir. Não mude principalmente por outra pessoa, porque não seria uma mudança de coração, seria uma mudança falsa e talvez passageira, sem beneficiar ninguém no fim, e talvez decepcionante para a outra pessoa. Se você quiser mudar em benefício de você mesmo principalmente, esta sim será uma mudança verdadeira, sólida e que realmente fará você crescer. E conseqüentemente, será em benefício das pessoas do seu convívio.

E muito menos pense em mudar o que você NÃO acha que deve só "porque alguém acha que você deve".

E se você for sugerir que alguém melhore em um ponto ou mude, lembre-se do seguinte: Só muda de verdade quem realmente quer! Não porque alguém pediu...

"Se você continuar dando o que sempre deu, continuará recebendo o que sempre recebeu." (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Refletiu? Tem uma opinião diferente, algo a acrescentar ou discordar? Então deixe seu comentário!